Acessibilidade
- É preciso ter ambição. Ambição é ter fome. Sem fome não conseguimos engolir por muito tempo a quantidade de desafios do universo dos negócios. O mundo que conhecemos hoje é resultado da iniciativa de pessoas que mudaram as regras, quebraram a lógica, derrubaram tradições e criaram paradigmas. O apetite delas transformou o mundo.
- Dedique 70% de seu tempo ao departamento de vendas. A crise dificulta, diminui a demanda, mas não impossibilita. Desenvolva novos canais de distribuição, use a tecnologia, treine seu quadro, analise os dados. Vender é resultado de uma lógica, de processos e muita dedicação.
- Saiba precificar seu produto ou serviço. Vender mais barato não é necessariamente sinônimo de vender mais, e vender mais não é sempre sinônimo de ganhar mais. Conquiste um posicionamento com maior valor agregado, aplicando o mesmo esforço. Marca, inovação, design e modelo de negócios são diferenciais que contribuem para uma melhor margem. Precificar é uma ciência.
- Oriente sua gestão para o valor e não apenas para o dividendo. Pense em como você pode modelar o seu negócio para que, além de se tornar um forte gerador de caixa, seu patrimônio seja valorizado. Mesmo que não esteja listada na bolsa de valores, atualize pelo menos mensalmente a avaliação de sua companhia.
- Não economize com funcionários ruins. No fim, isso custa caro. O colaborador ser honesto e de confiança é ótimo, mas não suficiente. Reconheça, premie, evidencie esse reconhecimento e invista nos melhores. Substitua os funcionários que não demonstrarem interesse em evoluir por colaboradores comprometidos e competentes.
- Em apenas uma folha de papel você deve ser capaz de reunir todos os indicadores de desempenho de sua empresa. Coloque-os em locais bem visíveis. Quais indicadores? Todos os que você considere essencial para o crescimento de negócio: faturamento diário, semanal ou mensal; metas; alguns custos variáveis; retenção de clientes; margem de lucro… Atualize essas informações periodicamente – se possível, todos os dias.
- A melhor maneira de sua empresa cumprir seu papel social é tendo sucesso. Empresas que fracassam e quebram deixam desempregados. Logo, seu sucesso tem função social.
- Invista em pesquisa e desenvolvimento. Em um mundo cada vez mais competitivo, ter um produto ou serviço único ou inovador dará à sua empresa a chance de cobrar mais por ele, aumentando sua margem e o retorno.
- Substitua o espaço ocupado pelas notícias tóxicas do cenário político e econômico do país por coisas positivas. A cada conquista, não se canse de repetir e exibir para todo o time que sua empresa está crescendo mesmo em tempos de crise. Não se trata de negação da realidade, mas sim de uma profilaxia mental para manter a inspiração e a visão na direção certa.
- Trabalhe bastante. Isso é o normal. Empreendedor que chega às 10h30, sai para almoçar às 12h, volta às 15h e vai embora às 18h pode ser considerado um empresário morto-vivo – só falta ser enterrado. Já quebrou e ainda não sabe, é só uma questão de tempo.
Flávio Augusto da Silva é presidente da Wiser Educação.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.
Coluna publicada na edição 93 da revista Forbes, de dezembro de 2021
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