Nada acontece sem dedicação. E isso também é válido quando o assunto é ter uma presença marcante nas mídias sociais. No século da imagem e do conteúdo digital, para fazer sucesso nas redes, é preciso muito mais que um post viral se você não for uma personalidade conhecida.
Com o poder de reunir vídeos curtos, longos, carrossel de imagens, textos menores, compras, interação e edição, o Instagram é uma das plataformas mais completas e em constante crescimento do momento. E não só entre os usuários ela tem se tornado a queridinha. Segundo dados sobre marketing de influência levantados pela Mediakix nos Estados Unidos e países da Europa, postagens no feed e no story do Instagram são, disparados, as ações de divulgação preferida dos marketeiros (78% e 73%, respectivamente).
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Prova disso são as fortunas milionárias com origem em conteúdo patrocinado no Instagram. Em análise da Buzz Bingo, juntos, os dez maiores nomes em publicidade na rede social arrecadaram US$ 124,5 milhões. Em primeiro lugar isolado está Cristiano Ronaldo, com US$ 47,8 milhões.
Entre os brasileiros, Neymar Jr. e Ronaldinho Gaúcho estão entre as contas mais notáveis da plataforma. Com 50,6 milhões de seguidores, Ronaldinho Gaúcho é a segunda conta brasileira mais seguida no Instagram e o nono no mundo em capitalização na plataforma (US$ 2,6 milhões). Já o eterno garoto do Santos Futebol Clube é um fenômeno midiático dentro e fora de campo. Neymar não só é o dono da conta brasileira mais seguida na plataforma com impressionantes 131 milhões de seguidores, mas também é o sexto em arrecadação na rede (US$ 7,2 milhões). Junto aos dois nomes do esporte está outro jogador de futebol: Marcelo Vieira, lateral-esquerdo do Real Madrid, tem o terceiro lugar no pódio de brasileiros com mais seguidores no Instagram (43,4 milhões).
Em dados fornecidos pela assessoria de imprensa do Neymar Jr., os anos de 2018 e 2019 registraram as mais altas taxas de engajamento do jogador. A postagem mais curtida do craque foi em 22 de julho de 2018, durante a Copa do Mundo da Rússia, o registro conquistou 7,7 milhões de likes, alcance de 33 milhões e 53 milhões de impressões. Entre os seguidores do ponta-esquerda do PSG, 35% são mulheres e 65% homens, 28% estão no Brasil e 74% têm de 18 a 34 anos. No acumulado, Neymar conta com mais de 3 bilhões de curtidas em suas publicações.
Lançada em 2010 e atualmente pertencente ao Facebook, a plataforma foi criada por meio de uma parceria entre o norte-americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger. Mas não é só na concepção que o Brasil tem presença massiva na rede social. Segundo levantamento da Statista, o país é o terceiro em número de usuários no mundo com 72 milhões de usuários em 2019, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.
E AINDA: Os perfis mais bem pagos do Instagram
Veja, na galeria de imagens a seguir, 19 dicas de Thiago Valadares, especialista em comportamento digital e sócio-diretor da Agência Hiro, e André Pontual, CEO da NoBeta, para bombar no Instagram em 2020:
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douglas waters/GettyImages 1. Conteúdo de qualidade
Ofereça aos seus seguidores conteúdos consistentes e relevantes. Por exemplo, ao postar a foto de um prato conte a história da iguaria e fale sobre sua experiência ao prová-lo. “Se for apenas uma foto, será só mais uma imagem no feed. Agora, se houver informações relevantes a chance de conseguir engajamento e seguidores qualificados é alta”, diz Thiago Valadares.
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Karrastock/gettyimages 2. Frequência
A constância das postagens deve ser aliada da qualidade. Mantenha uma frequência de posts para que seus seguidores, inconscientemente, criem o hábito de que, em determinado momento do dia ou da semana, você estará presente com uma nova postagem na rede.
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alexander spatari/GettyImages 3. Esteja antenado às novidades da ferramenta
Seja o primeiro a experimentar todo e qualquer novo recurso oferecido pelo Instagram. Seja quem faz acontecer. E melhor: faça isso de forma criativa. Usar tudo de novo que a ferramenta oferece é uma forma de criar conteúdo e manter sua conta movimentada.
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gettyimages 4. Uso das hashtags com inteligência
A hashtag cria uma onda que é maior que você, seu perfil e seus seguidores. O recurso é capaz é segregar e agrupar conteúdos, deixando-os disponíveis para qualquer pessoas dentro ou fora do seu grupo de seguidores. Entretanto, deve ser usado com parcimônia. Aplique de forma inteligente e relacionada ao seu conteúdo, sem excessos. Encher o post de hashtags pode ser prejudicial e passar uma ideia de desespero e falta de planejamento.
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anadolu agency/gettyimages 5. Estética do conteúdo
Esteja sempre atento à forma como apresenta o conteúdo. Se o bloco de informações for grande, é preferível fazer mais de uma postagem para conseguir manter a atenção do leitor digital – aquele que procura informações e conteúdos que possam ser consumidos com rapidez. Pule linhas para separar ideias e parágrafos, para que a postagem tenha uma aparência mais limpa e pouco poluída. Use frases curtas e diretas para agilizar e facilitar a leitura e compreensão.
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alexander spatari/gettyimages 6. Entenda seu público e trabalhe de maneira segmentada
Entenda os perfis do seu público e ofereça a eles conteúdo personalizado. Sabe aquela viagem superlegal para fora do país? Muitas vezes, apenas amigos mais próximos e familiares gostariam de receber atualizações minuto a minuto de fotos despretensiosas de cada lugar e demais experiências, quando o restante se contententaria com poucas postagens e pontuais. Separe seu público de acordo com o interesse de cada um. As listas de transmissão e de melhores amigos são uma boa forma diferenciar o conteúdo.
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andrew francis wallace/gettyimages 7. Use e abuse do story
“Hoje é nítido que temos dois Instagrams na ferramenta: a plataforma de quem acompanha apenas os stories e de quem acompanha feed e stories”, diz Thiago Valadares. Neste recurso, o overposting é quase inexistente porque o conteúdo some em 24 horas. Interaja com seu público e fale sobre o seu dia a dia ou sobre os assuntos que gosta, quem segue sua conta está interessado na sua opinião e o story é uma maneira rápida de dizer a que veio. Os stories também são uma boa forma de complementar as postagens no feed.
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adam kuylenstierna/gettyimages 8. Use textos explicativos/legendas em vídeos no story
Muitas vezes seu seguidor está em um local ou momento em que não pode ativar o som dos vídeos, colocar legendas e textos em seus vídeos ajuda o público a entender visualmente o conteúdo. As legendas nas fotos ajudam na compreensão do contexto e da intenção.
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martin dm/gettyimages 9. IG TV não está ao alcance de todos, mas é uma boa pedida
Por conta de restrições técnicas de acesso à internet e rede, em muitos momentos do dia a dia, assistir longos vídeos poder uma atividade impossível. Porém, se o conteúdo for gravado no IG TV e dividido em materiais interessantes e chamativos para o feed e stories, a ferramenta para vídeos mais longos pode ser uma forma do seguidor se aprofundar no assunto. Por isso, faça a lição de casa: leve para o IG TV conteúdos completos e aprofundados.
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witthaya prasongsin/gettyimages 10. Exista fora do Instagram
Não existe ser usuário massivo de Instagram e querer crescer na plataforma sem estar presente nas demais redes. Uma atuação relevante em qualquer rede social requer contas nas demais. As redes se conversam. Por exemplo, uma postagem no Twitter por ser publicada como foto no feed ou no story do Instagram; um vídeo no YouTube pode ter pequenos trechos publicados também no Instagram e servir de gancho para suas postagens. Ou seja, outras plataformas ajudam a criar conteúdo para o Instagram.
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eva katalin/gettyimages 11. Tenha planejamento
Não precisa ser algo mirabolante, mas tenha em mente assuntos que gostaria de abordar e programe-se para oferecer o conteúdo em diferentes formatos e com frequência regular. Ferramentas como a Mlabs podem auxiliar na organização e planejamento das postagens.
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eva katalin/gettyimages 12. Crie conteúdos que conversem entre si para reforçar sua mensagem
A ideia aqui é criar uma série de conteúdos parecidos. Veja bem: seu perfil não precisa tratar apenas desse assunto, mas postagens que se relacionam criam um sentimento de organização, preocupação e qualidade. No mais, materiais relacionados aumentam sua presença nas buscas através do uso de hashtags.
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tim robberts/gettyimages 13. Timing
Esteja antenado a tudo que acontece no mundo e sobre os assuntos que são do seu interesse. Por exemplo quando um novo meme surge, tente criar sua própria versão relacionando-o à sua vida, conhecimentos e preferências. Estar ligado e ter o timing certo de postagem demonstra que sua conta é uma boa fonte, seja de entretenimento, conhecimento e até informação – uma vez que está trazendo coisas novas enquanto ainda estão no auge da discussão e atenção. “Usar tendências existentes que apareceram no seu próprio feed, como usar um meme conhecido adaptado para o seu conteúdo, é uma boa estratégia para gerar engajamento e reposts. As pessoas que te seguem estão mais interessadas em entender sua visão sobre ele do que apenas o original ou outras versões conhecidas replicadas”, diz André Pontual.
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atakan/gettyimages 14. Adicione localização
Anexar onde a foto foi tirada ou locais relacionados ao conteúdo e intenção das postagens, funcionam muito bem no mecanismo de busca do Instagram. O recurso trabalha de forma similar às hashtags, logo mantém sua postagem visível possível de ser encontrada por demais usuários que não fazem parte da sua rede.
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we are/gettyimages 15. Interaja com seu público
Responder mensagens diretas, comentários e respostas aos stories mantém seu público engajado e faz ele sentir que existe alguém atrás da tela do celular ou computador que realmente está aberto a vivenciar e se relacionar por meio das redes. Faz o seguidor se sentir valorizado e considerado e interaja cada vez mais em seus posts. Quanto mais interações existem em seu perfil, mais interessante e relevante ele fica.
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siriwat nakha/eyeem/gettyimages 16. Não compre seguidores
Comprar seguidores é sinônimo de contas falsas com interações robótica ou inexistentes. Quando identificadas pelo instagram, essas contas também são removidas e você as perderá. No mais, hoje, existem ferramentas que identificam contas com seguidores comprados, o que torna seu perfil pouco atraente para possíveis parcerias e seguidores reais no geral. Lembre-se: crescimento orgânico é sinônimo de interação e público qualificados.
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sally anscombe/gettyimages 17. Diga a que veio
Seja qual for seu objetivo, deixe claro na descrição do seu perfil. A dificuldade do visitante de identificar se seus interesses são relevantes, faz com que ele desista de acompanhar seu perfil antes de descobrir se vale a pena.
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d3sign/gettyimages 18. Destaques
Os destaques são um recurso que permite manter stories importantes à mão, organizar seu conteúdo e demonstrar seus reais interesses e objetivos. Mantenha-os alimentados e organizados com assuntos relevantes porque, afinal de contas, são o que aparecem primeiro em seu perfil e podem ser acessados de forma rápida e simplificada.
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d3sign/gettyimages 19. Tenha paciência
Não, sua conta vai bombar do dia para a noite se você seguir todas as dicas. Crescimento orgânico requer paciência, cuidado e dedicação. “Trabalhar as redes sociais de forma consciente é um processo árduo que demanda tempo e autoleitura. “É preciso segurar a ansiedade, pensar no contexto e entender se é pra você. Você tem tempo, conteúdo e vontade de trabalhar para ter relevância nessa rede? E o mais importante: você realmente gosta e quer isso? Se sim, a paciência para os grandes resultados é uma virtude, mas dia após dia é possível identificar os resultados de um trabalho estratégico e elaborado”, afirma Pontual.
1. Conteúdo de qualidade
Ofereça aos seus seguidores conteúdos consistentes e relevantes. Por exemplo, ao postar a foto de um prato conte a história da iguaria e fale sobre sua experiência ao prová-lo. “Se for apenas uma foto, será só mais uma imagem no feed. Agora, se houver informações relevantes a chance de conseguir engajamento e seguidores qualificados é alta”, diz Thiago Valadares.
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