O conceito de fluência em inteligência artificial envolve entender quando, onde e como utilizar as ferramentas de IA de maneira segura e responsável. No entanto, ainda é um desafio para as organizações garantir que seus colaboradores compreendam esses conceitos ao desempenharem suas funções. Dado que a IA, incluindo a IA generativa (GenAI), está rapidamente influenciando a maneira como as organizações operam, é fundamental que você possa contribuir para que sua força de trabalho adquira as habilidades tecnológicas necessárias, especialmente neste mundo acelerado e cada vez mais digital.
A GenAI transformará radicalmente a forma como as pessoas trabalham. Uma pesquisa realizada pela McKinsey revela que a GenAI poderá automatizar até 70% das atividades comerciais em quase todas as ocupações até 2030. E, embora a GenAI ainda esteja em uma fase inicial de desenvolvimento e uso, com o passar dos anos, ela se tornará mais inteligente e onipresente.
Leia também
Atualmente, a GenAI está integrada em diversas ferramentas do dia a dia, como e-mail, aplicativos de processamento de texto e software para reuniões. No entanto, essa tecnologia continuará a se expandir para outras ferramentas e fluxos de trabalho, transformando ainda mais nossos hábitos de trabalho e potencializando a produtividade em todas as organizações.
Isso não surpreende muitos. De fato, 88% dos entrevistados no Brasil durante o recente estudo Catalisadores da Inovação, da Dell Technologies, concordam que a IA e a GenAI transformarão significativamente sua indústria. Acreditamos que as organizações que aproveitam o engenho e a criatividade de sua equipe (impulsionadas pela IA e pelos dados adequados) estarão melhor posicionadas para o sucesso. Embora possa não haver uma resposta única sobre como introduzir a GenAI com sucesso em uma organização, aqui estão algumas das melhores práticas a serem seguidas:
Compreenda e comunique como a IA e a GenAI estão vinculadas aos objetivos estratégicos de sua organização
Assim como em qualquer mudança, é importante reforçar o “porquê” para sua equipe. Ajude-os a ver como essa tecnologia pode melhorar sua experiência. De que maneira a tecnologia pode aumentar seu trabalho? Quais são as formas em que a tecnologia pode melhorar sua experiência ou produtividade? É importante ajudar as pessoas a enxergarem as vantagens e como a GenAI ajuda a organização a alcançar seus objetivos. Uma abordagem ainda melhor é identificar duas ou três aplicações de alto impacto para usá-las amplamente e, assim, aproximar sua equipe, mostrando progresso e impacto.
Incentive a experimentação
A agilidade e a vontade de aprender são uma das formas mais importantes de impulsionar a inovação nos próximos cinco anos. A IA e a GenAI certamente podem ajudar nesse sentido. No entanto, uma cultura de experimentação é fundamental para que essas e outras tecnologias sejam implementadas em seu máximo potencial. Saber quando, onde e como utilizar as ferramentas de IA de forma segura e responsável não é suficiente. Sua equipe precisa da combinação de fluência em IA com qualidades humanas inatas como criatividade, experiência e pensamento crítico para encontrar novos enfoques para a resolução de problemas. Isso é especialmente relevante se considerarmos que 67% dos tomadores de decisão no Brasil concordaram — de acordo com o estudo Catalisadores da Inovação — que muitos dos empregos e habilidades necessários em 2030 ainda estão por surgir. É importante infundir confiança em sua equipe e fazer com que todos os colaboradores vejam que podem enfrentar a ambiguidade, a mudança e o fracasso. Isso inclui ser claro sobre o que se sabe e o que ainda não se sabe, ou até mesmo reconhecer os aprendizados de uma iniciativa que não saiu conforme o planejado.
Forneça tecnologia segura, colaborativa, intuitiva e otimizada para IA
Com base na cultura organizacional da sua empresa, implemente a tecnologia adequada para repensar como o trabalho é realizado agora e como será no futuro. A capacidade de uma força de trabalho melhorar sua eficiência e fomentar a inovação depende de ter as ferramentas necessárias para uma colaboração segura e maior produtividade. As ferramentas que você implementa devem ser adequadas para cada tarefa a ser realizada. Por exemplo, é necessário fornecer à sua equipe dispositivos preparados para GenAI, com memória e armazenamento suficientes para lidar com o desenvolvimento e a implementação de IA em grande escala. Ofereça também o que há de mais recente em hardware e software para proporcionar à sua equipe a automação necessária em processos e tarefas cotidianas.
Capacite sua força de trabalho
Não basta educar sua equipe sobre a tecnologia em si, é preciso também oferecer diretrizes claras sobre como usá-la de maneira responsável. É imperativo manter uma comunicação constante com seus colaboradores e oferecer treinamento contínuo à medida que as ferramentas e as formas de uso evoluem. Se implementada com sucesso, a GenAI tem o potencial de melhorar a experiência de trabalho dos funcionários. De acordo com o estudo mencionado anteriormente da Dell, no Brasil, por exemplo, 82% dos tomadores de decisão concordam que as máquinas aumentarão nossas capacidades, levando a produtividade humana a novos patamares. Nesse sentido, sua equipe deve se sentir adequadamente capacitada, empoderada e equipada para utilizar a GenAI de maneira eficaz, complementando sua inovação e criatividade humana. Subcontratar tarefas repetitivas para IA, GenAI ou outras ferramentas oferece oportunidades para que os trabalhadores ampliem suas capacidades e realizem um trabalho mais estratégico.
Assim como se pode promover uma cultura baseada na inovação, as organizações devem criar um ambiente e uma cultura em torno da IA e da GenAI. Essa cultura deve proporcionar educação, transparência da informação e espaço para permitir a experimentação segura com novas ferramentas. A combinação desses elementos desbloqueará o potencial da parceria entre humanos e máquinas e, sem dúvida, impulsionará a inovação e a produtividade rapidamente.
Escolhas do editor
Luis Gonçalves é presidente da Dell Technologies para América Latina
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.