Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / “Melhor parte do trabalho é liderar pessoas”, diz CMO da Smiles

“Melhor parte do trabalho é liderar pessoas”, diz CMO da Smiles

Beatriz Cabral, executiva de marketing da Smiles, o programa de fidelidade da Gol, vê como maior dificuldade aliar desafios do negócio, propósito de marca e inovação

Patrícia Junqueira
01/07/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Bia Cabral, CMO da Smiles
Forbes

Paulista de Lins, Beatriz Cabral, CMO da Smiles, viveu na pele o propósito da marca de transformar a vida pelas viagens, no Brasil e pelo mundo

Responsável pela maior campanha institucional da história da Smiles, o programa de fidelidade da Gol, Beatriz Bergamaschi Cabral, de 41 anos, se orgulha de ter levado para o centro da conversa o que há de mais importante: as pessoas e suas viagens com a ação “Somos Feitos de Viagens”. “Era a hora de dar protagonismo ao propósito da marca: evolução humana por meio da viagem”. 

Para ela, as maiores dificuldades da função de CMO são aliar desafios do negócio ao propósito de marca e, com foco no presente, não perder de vista o futuro e a inovação. 

Leia também:

  • “Conhecimento foi essencial para ter visão mais ampla”, diz VP do Boticário
  • “Marketing é sinônimo de crescimento sustentável”, diz o CMO da Mondeléz
  • “Me fascina entender de gente”, diz a CMO da Pepsico Brasil

Formada em Relações Internacionais pela PUC de São Paulo, a paulista de Lins que sonhava em ser diplomata viu no marketing a fusão de suas habilidades de negociação e comunicação, ambas embaladas pela empatia de se colocar no lugar do outro para ajudar a entender seus problemas e desenhar soluções. 

Negociar com destreza é o caminho para circular com tranquilidade pelo mundo corporativo. “Uma CMO precisa estar sempre vigilante para que o propósito da marca seja espontâneo não só para o time, mas também para seus pares e para a estratégia de toda a organização”. 

E a melhor parte? “Sem dúvida, o trabalho de liderar pessoas”, diz a CMO da Smiles. São 75 sob seu comando e, para ela, dar espaço a todos é essencial. Sua experiência no Blue Management Institute (BMI), onde trabalhou na elaboração de metodologias para a formação de líderes, garantiu um repertório caprichado sobre liderança horizontal e a necessidade de modernização da forma de gestão, com o estabelecimento de relações menos centralizadoras. De lá partiu para a MDS, onde começou como gerente, foi diretora de Marketing e Recursos Humanos e chegou a Head Global de Performance Marketing e Comunicação, esse último cargo em Portugal. 

Transformar a vida pela viagem, além de propósito da marca, é algo que Beatriz conhece bem. No Brasil, ela destaca a experiência em Alter do Chão, no Pará. “Foi muito importante para o processo de lapidar minha própria identidade por meio da viagem. É uma espécie de chacoalhão para despertar para temas como meio ambiente e sustentabilidade”. No mundo, Butão. Deparar-se com uma monarquia onde a poligamia é institucionalizada tanto para homens quanto para mulheres, despertou reflexões sobre a ideia de padrões. “Me senti realmente aberta a só conhecer, sem tentar julgar ou encaixar em alguns formatos pré-estabelecidos”. 

Depois de dois anos no que chama de “ponte atlântica”, se dividindo entre Rio de Janeiro e Porto, agora ela é frequentadora fiel da ponte aérea Rio-São Paulo. Ela prefere assim. Não tem vontade de deixar o Rio de Janeiro. Correr na orla aos domingos, sentir a brisa do mar, ver o movimento de pessoas na mureta da Urca. “Para uma paulista é maravilhoso”.

* A lista Forbes Melhores CMOs do Brasil 2023 foi publicada na edição 106 da Revista Forbes, que pode ser acessada por aplicativo ou na versão impressa.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Carreira
  • CMOs
  • Gol
  • melhores CMOS
  • Smiles

As mais lidas agora

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

Últimas Notícias

  • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

  • Mãe de Leão XIV: Quem Foi Mildred, Uma das Grandes Influências do Novo Papa

  • Venda da Skechers Renderá US$ 1,1 Bilhão a Ex-cabeleireiro e Sua Família

  • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

  • Foto de raios vistos do espaço

    Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

  • mães kuntuala

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.