Responsável pela maior campanha institucional da história da Smiles, o programa de fidelidade da Gol, Beatriz Bergamaschi Cabral, de 41 anos, se orgulha de ter levado para o centro da conversa o que há de mais importante: as pessoas e suas viagens com a ação “Somos Feitos de Viagens”. “Era a hora de dar protagonismo ao propósito da marca: evolução humana por meio da viagem”.
Para ela, as maiores dificuldades da função de CMO são aliar desafios do negócio ao propósito de marca e, com foco no presente, não perder de vista o futuro e a inovação.
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Formada em Relações Internacionais pela PUC de São Paulo, a paulista de Lins que sonhava em ser diplomata viu no marketing a fusão de suas habilidades de negociação e comunicação, ambas embaladas pela empatia de se colocar no lugar do outro para ajudar a entender seus problemas e desenhar soluções.
Negociar com destreza é o caminho para circular com tranquilidade pelo mundo corporativo. “Uma CMO precisa estar sempre vigilante para que o propósito da marca seja espontâneo não só para o time, mas também para seus pares e para a estratégia de toda a organização”.
E a melhor parte? “Sem dúvida, o trabalho de liderar pessoas”, diz a CMO da Smiles. São 75 sob seu comando e, para ela, dar espaço a todos é essencial. Sua experiência no Blue Management Institute (BMI), onde trabalhou na elaboração de metodologias para a formação de líderes, garantiu um repertório caprichado sobre liderança horizontal e a necessidade de modernização da forma de gestão, com o estabelecimento de relações menos centralizadoras. De lá partiu para a MDS, onde começou como gerente, foi diretora de Marketing e Recursos Humanos e chegou a Head Global de Performance Marketing e Comunicação, esse último cargo em Portugal.
Transformar a vida pela viagem, além de propósito da marca, é algo que Beatriz conhece bem. No Brasil, ela destaca a experiência em Alter do Chão, no Pará. “Foi muito importante para o processo de lapidar minha própria identidade por meio da viagem. É uma espécie de chacoalhão para despertar para temas como meio ambiente e sustentabilidade”. No mundo, Butão. Deparar-se com uma monarquia onde a poligamia é institucionalizada tanto para homens quanto para mulheres, despertou reflexões sobre a ideia de padrões. “Me senti realmente aberta a só conhecer, sem tentar julgar ou encaixar em alguns formatos pré-estabelecidos”.
Depois de dois anos no que chama de “ponte atlântica”, se dividindo entre Rio de Janeiro e Porto, agora ela é frequentadora fiel da ponte aérea Rio-São Paulo. Ela prefere assim. Não tem vontade de deixar o Rio de Janeiro. Correr na orla aos domingos, sentir a brisa do mar, ver o movimento de pessoas na mureta da Urca. “Para uma paulista é maravilhoso”.
* A lista Forbes Melhores CMOs do Brasil 2023 foi publicada na edição 106 da Revista Forbes, que pode ser acessada por aplicativo ou na versão impressa.