Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Mulher / “Conhecimento foi essencial para ter visão mais ampla”, diz VP do Boticário

“Conhecimento foi essencial para ter visão mais ampla”, diz VP do Boticário

Renata Gomide, VP de consumer do Grupo Boticário, reforça a necessidade de adaptação e reinvenção constante como líder

Luiz Gustavo Pacete
28/06/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Renata Gomide, VP de consumer do Grupo Boticário
Forbes

Desde 2015 no Grupo Boticário, Renata Gomide assumiu o novo cargo em novembro de 2022

A trajetória recente de Renata Gomide, VP de consumer do Grupo Boticário, também expressa o movimento relevante de uma das maiores empresas de beleza da América Latina. Muito mais do que um gigante de bens de consumo, o grupo vem se tornando uma empresa de tecnologia. Somente em 2022, foram investidos mais de R$ 100 milhões em novos profissionais ligados a áreas como programação, desenvolvimento e outras disciplinas técnicas. O foco também foi direcionado a pesquisa e estudos com o objetivo de lançar novos produtos e serviços.  

Renata assumiu a cadeira em novembro do ano passado, até então atuava como diretora de branding e comunicação. Essa movimentação também é fruto da necessidade de conectar cada vez mais o marketing com a tecnologia. Formada em Administração pela FAAP e Marketing pela ESPM, a executiva acompanhou as transformações do marketing em grandes grupos, dentre eles o GPA, onde adquiriu grande parte de sua bagagem no varejo. Sua chegada ao Grupo Boticário, em 2015, foi marcada pela liderança na construção de marcas relevantes no portfólio da companhia, dentre elas Eudora e Quem Disse Berenice?. 

Leia também:

  • “Marketing é sinônimo de crescimento sustentável”, diz o CMO da Mondeléz
  • “Me fascina entender de gente”, diz a CMO da Pepsico Brasil
  • “É muito fácil se perder em tendências”, diz CMO da Notco

“O CMO é quem garante que as estratégias estejam construídas a partir da geração de valor para o consumidor. A mudança que vem ocorrendo ao longo dos últimos anos em função da mudança do comportamento das pessoas tem requerido novas habilidades para essa posição no C-Level. Adquirir outros tipos de conhecimento ao longo dos últimos anos foi essencial para que eu pudesse atuar como liderança de marketing tendo uma visão muito mais ampla e completa”, diz Renata, reforçando a necessidade de adaptação, resiliência e, principalmente, de reinvenção constante como líder. 

Ainda de acordo com Renata, seu atual momento, sobretudo com a promoção recente e os novos passos da companhia rumo a um contexto digital, reflete oportunidades e desafios. “Nossa meta é dar continuidade à construção do maior ecossistema de beleza no Grupo Boticário e garantir que tenhamos o melhor portfólio de marcas, produtos e serviços. São mais de 100 marcas sendo geridas, em diferentes categorias e canais, o que nos traz uma grande complexidade. Fazer tudo isso acontecer no presente e construir o futuro, garantindo o mapeamento de tendências, entendendo profundamente as mudanças de comportamento dos consumidores com seus impactos, assim como estar atento às novas oportunidades de mercado, é, sem dúvida, o grande desafio”, pontua a executiva. 

* A lista Forbes Melhores CMOs do Brasil 2023 foi publicada na edição 106 da Revista Forbes, que pode ser acessada por aplicativo ou na versão impressa.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • boticário
  • CMO
  • gpa
  • grupo boticário
  • Liderança
  • melhores CMOS
  • Renata Gomide

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • forbes bill gates bilionarios
    Carreira

    Bilionários sem Diploma: 15 Nomes da Lista Forbes que Fizeram Fortuna sem Ensino Superior

  • Forbes Agro

    Pés de Galinha: Tarifas de Trump Travam Comércio de uma Iguaria para a China

  • Logo da Copa do Mundo de 2026 na Times Square (NY): temor com restrições a imigrantes (Foto: Reuters)
    Forbes Money

    Gol Contra: Medidas de Trump Podem Afetar Público da Copa do Mundo 2026

Últimas Notícias

  • Forbes Brasil - Pré-mercado

    Pré-mercado: Euforia com Trégua Comercial de 90 Dias entre China e EUA

  • Trégua na guerra comercial entre China e EUA

    EUA e China Anunciam Acordo para Reduzir Tarifas por 90 Dias

  • Erva-mate Regenerativa de Brasil, Paraguai a Argentina Abastece Mercado nos EUA

  • Executiva Leva Olhar Brasileiro para a Área Global de Criação da Heineken, em Amsterdã

  • Números para Entender o Fenômeno GTA 6; Maior Trailer de Game de Todos os Tempos

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.