Prestes a completar dois anos como chief digital & marketing officer (CDMO) da L’Oréal Brasil, e com 11 anos de casa, Alan Spector pode falar com tranquilidade sobre muitos assuntos. No entanto, os seus preferidos são beleza e Brasil. “Fui descobrindo no meu trabalho que a beleza no Brasil é uma moeda de equidade; é uma fonte de felicidade e de conexão emocional. Por isso, principalmente quando você cuida de marcas globais, é tão importante estabelecer conexões genuínas com os consumidores locais.” Alan está na Lista Forbes Melhores CMOs do Brasil 2024.
Leia também
Spector chegou à L’Oréal Brasil em 2013, com o cargo de sênior brand manager. Foi crescendo e acumulando conhecimentos de várias áreas, com destaque aos tempos de chief digital officer (CDO), quando foi responsável pela aceleração do e-commerce da marca e pela criação do DermaClub, programa de lealdade, hub de conteúdo e vendas. Antes de assumir como CDMO, Spector passou um ano em Paris, como diretor-geral das marcas La Roche-Posay e CeraVe na Zona Europa. “Sempre fui apaixonado por brand building, mas ter ido para o digital fez me apaixonar pela inovação e pela transformação.” Atualmente, como CDMO, é responsável pelas áreas de e-commerce, data, mídia, novos negócios e inovação, consumer & market insights e consumer care. Em poucas palavras, o profissional lidera toda a agenda de inovação e transformação digital da L’Oréal no país.
Maior empresa de cosméticos do planeta, a L’Oréal tem visto o Brasil como um território de muitas possibilidades, afinal, o país é o 4º maior mercado de beleza mundial, mas com apenas 9% de inserção no e-commerce. Existe bastante espaço para crescer, e Spector acredita que seja possível alcançar 46% do setor, que é a média do comércio eletrônico brasileiro na categoria de bens duráveis, com uma boa diversidade de ferramentas para experiências do consumidor e plataformas de venda. “Estamos focados em desenvolver soluções, experiências e produtos que representem as necessidades e anseios do consumidor por uma beleza mais inclusiva. Porque acredito que uma das principais características de um bom CMO é justamente o conhecimento do consumidor. Muitas vezes, vamos crescendo na carreira e as responsabilidades da cadeira podem nos afastar dessa conexão. O bom CMO precisa ir para a rua e entender quem é esse consumidor; pensar e sentir o que ele sente para se conectar com a sua marca. Toda boa estratégia de marketing tem o consumidor no centro.”
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A empresa reportou que, nos últimos anos, as vendas digitais vêm registrando alta na casa dos dois dígitos (em 2022, o crescimento foi de 15%). Globalmente, o e-commerce já representa 28% de sua receita.
*Reportagem publicada na edição 117 da revista Forbes, em março de 2024.