
Conforme o conteúdo produzido por inteligência artificial generativa ganha volume nas redes, o grande desafio é não permitir que essa automatização tire a autenticidade e impeça a conexão com a audiência. Esse é um dos temas presentes na apresentação que Luiz Gustavo Ribeiro, Gerente de Comunidades do LinkedIn, faz neste sábado, (8), no SXSW.
“O objetivo é abordar as melhores práticas para otimizar a presença no LinkedIn, desde a criação de um perfil campeão até a verificação de conta e dicas essenciais sobre como utilizar a plataforma de maneira eficaz. A proposta é fazer uma imersão sobre como produzir conteúdo relevante na rede, considerando temas atuais, formatos, diferentes abordagens e mostrar como a plataforma é uma poderosa fonte de notícias e insights profissionais”, destaca Ribeiro.
“Vamos discutir juntos como os principais temas abordados no SXSW — como inteligência artificial, sustentabilidade, inovação digital e transformações no ambiente de trabalho — podem gerar conversas significativas e engajamento na rede. Esses tópicos estão em alta e são essenciais para quem busca se posicionar como referência no LinkedIn.”
Forbes Brasil – Qual o grande desafio hoje, para que um C-Level se destaque de forma autêntica no LinkedIn?
Luiz Gustavo Ribeiro – Sabemos que Thought leadership, a estratégia de posicionamento de executivos(as), é um diferencial competitivo para empresas de todos os tamanhos e setores. Estabelecer uma relação de confiança com os públicos — sejam eles funcionários, clientes ou investidores — fortalece a reputação da marca e impulsiona os negócios. Estar próximo dessas pessoas, compartilhando ideias autênticas e experiências reais, aumenta a credibilidade e pode impactar até mesmo a atração e retenção de talentos. Um dos desafios de uma comunicação assertiva no LinkedIn é encontrar o equilíbrio entre a comunicação institucional e o tom de voz pessoal. Na plataforma, a autenticidade é o que realmente ressoa — o público quer ouvir não apenas sobre os sucessos, mas também sobre aprendizados e reflexões de mercado. Ou seja, a rede é o local ideal para amplificar conversas, desde que conduzidas com informações relevantes, inovadoras e honestas. Além disso, diversificar os formatos de conteúdo é essencial. Um grande desafio para um C-Level é abraçar a vulnerabilidade e compartilhar não apenas o que já foi conquistado, mas o que ainda está sendo construído.
FB – A plataforma já consegue mapear muito conteúdo feito por IA? O excesso gera rejeição por parte das comunidades?
Luiz Gustavo Ribeiro – Conteúdos excessivamente automatizados e sem profundidade podem ser vistos como superficiais e gerar uma desconexão com a audiência. Isso acontece porque, no LinkedIn, as pessoas buscam experiências, dicas e insights autênticos, que agreguem valor real às suas jornadas profissionais. Quando o conteúdo não consegue gerar essa identificação, ele perde força e impacto. Além disso, se engana quem acha que o público não percebe quando um conteúdo é feito totalmente por IA, sem um toque pessoal ou vivência real de quem o publica. A audiência do LinkedIn é exigente e está cada vez mais atenta às nuances que tornam o conteúdo genuíno. Quando o conteúdo falta humanidade, fica claro que a mensagem não é verdadeira ou não reflete uma experiência real, o que pode gerar um afastamento. Inclusive, no começo do ano, o Milton Beck, Diretor do LinkedIn para Latam, fez um teste no perfil de LinkedIn dele colocando dois textos, um criado por IA e outro por ele, pedindo para a audiência identificar qual era o texto que ele tinha escrito. 73% das pessoas acertaram. O segredo está em usar a IA como uma ferramenta para apoiar o conteúdo e não como o centro dele.
FB – Do conhecimento que você possui de conteúdo corporativo, principalmente vindo de executivos e executivas, o que você tem visto que tem melhor desempenho?
Luiz Gustavo Ribeiro – Conteúdos que performam bem são aqueles que são autênticos e oferecem valor real para os profissionais. Análises inovadoras, com base em experiências e aprendizados concretos, geram mais engajamento do que conteúdos que parecem genéricos. Embora as ferramentas de IA sejam valiosas para otimizar e refinar textos, o que realmente se destaca na plataforma são insights pessoais, que geram um relacionamento mais forte com a rede e impulsionam o engajamento. Além disso, conteúdos que aproveitam temas relevantes e atuais, apresentados de forma clara e acessível, têm maior chance de gerar discussões e compartilhamentos. A chave está em encontrar um equilíbrio entre relevância e autenticidade, garantindo que a mensagem seja ao mesmo tempo interessante e valiosa para quem lê.