O Banco Central cortou hoje (17) a Selic em 0,75%, num passo alinhado com expectativa majoritária do mercado e que levou os juros básicos à nova mínima histórica de 2,25% ao ano, ao mesmo tempo em que deixou aberta a porta para eventual redução à frente, condicionada à avaliação do cenário.
“Para as próximas reuniões, o Comitê [de Política Monetária] vê como apropriado avaliar os impactos da pandemia e do conjunto de medidas de incentivo ao crédito e recomposição de renda, e antevê que um eventual ajuste futuro no atual grau de estímulo monetário será residual”, disse o BC, em seu comunicado.
LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações
“No entanto, o Copom segue atento a revisões do cenário econômico e às expectativas de inflação para o horizonte relevante de política monetária”, acrescentou.
Em pesquisa Reuters, 32 de 38 economistas consultados previram um corte desta magnitude, ao passo que seis estimaram que a redução seria menor, de 0,5%. Esta foi a oitava vez consecutiva que o BC baixou os juros, num processo de afrouxamento monetário iniciado em agosto do ano passado. (Com Reuters)
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo: .
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.