A companhia de alimentos M. Dias Branco registrou avanço de 51,5% no lucro líquido do segundo trimestre ante mesmo período de 2019, para R$ 152,4 milhões, impulsionado pela combinação entre um plano estratégico de crescimento em curso e o aumento no consumo de massas durante a pandemia de coronavírus.
Uma das maiores produtoras de farinha de trigo, massas e biscoitos do Brasil, a companhia viu seu lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) subir 23,5% no segundo trimestre, para R$ 225,6 milhões, conforme balanço divulgado hoje (7).
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A receita líquida do período bateu recorde trimestral de R$ 1,89 bilhão, ao crescer 22,2% quando comparada ao desempenho obtido um ano antes.
“Crescemos dois dígitos na região que chamamos de ‘ataque’, composta por Sudeste, Sul e Centro-Oeste, e também dois dígitos na região ‘defesa’, onde já somos consolidados, que é o Norte e Nordeste”, disse à Reuters o CFO da M. Dias Branco, Gustavo Theodozio.
O executivo destacou que os preços médios cresceram em todas as categorias em que a empresa atua, ao mesmo tempo que os volumes de vendas de biscoitos, massas e farinha/farelo de trigo também avançaram dois dígitos.
O volume total de vendas subiu 19% no segundo trimestre, para 536,1 mil toneladas, puxado pelo desempenho da área de massas, que marcou um salto de 37,4% na comercialização, alcançando 129,7 mil toneladas.
Apesar dos demais resultados positivos serem atribuídos a um plano estratégico que vem sendo colocado em prática pela M. Dias nos últimos anos, incluindo a importante aquisição da companhia Piraquê, o avanço na demanda por massas foi associado ao período da pandemia do novo coronavírus, tanto no mercado interno quanto externo.
As medidas de isolamento domiciliar para conter a disseminação da Covid-19 já vinham contribuindo com a M. Dias, no que se refere a aumento de venda de itens básico no varejo durante o primeiro trimestre e o cenário se estendeu entre abril e junho.
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“(No segundo trimestre) ainda foi uma demanda muito forte, principalmente em espaguete, macarrão. Também teve crescimento em margarinas, biscoitos, itens básicos”, disse o diretor financeiro.
Segundo ele, a percepção é que de o auxílio financeiro fornecido pelo governo federal durante a pandemia ajudou a manter o consumo das famílias.
Para os próximos meses, considerando o fim do benefício, eles reconhecem que uma recessão deve pesar sobre o poder de compra do consumidor, mas destacaram que o portfólio de produtos da M. Dias Branco também contempla itens de menor valor agregado que podem se sobressair na crise.
“Se vier uma busca do consumidor por produtos mais básicos, a M. Dias pode surfar uma onda nos itens de baixos preços”, estimou o executivo.
Do ponto de vista de matéria-prima, a companhia disse que atingiu o maior nível histórico de verticalização de farinha de trigo (99%) e de gordura vegetal (100%). “Cerca de 55% do nosso custo foi com estes insumos que fabricamos internamente”.
Disparada externa
No mercado internacional, a empresa obteve recorde de receita, com alta de 526% nas exportações do segundo trimestre, para R$ 93,3 milhões.
“A margarina e os biscoitos eram os volumes (de vendas) esperados para chegar com a internacionalização da companhia, o que teve crescimento da demanda vindo da pandemia foi das massas”, disse o diretor de relações com investidores, Fábio Cefaly.
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O diretor financeiro, Theodozio, destacou que a empresa passou por um processo de reestruturação desde 2016 que permitiu atender a demanda excedente que veio do aumento de consumo no lar em várias partes do mundo, contra o coronavírus.
Dentre os principais compradores, o CFO destacou os países de língua portuguesa na África, além de Paraguai, Uruguai, El Salvador e os norte-americanos. “É um mercado que tem crescido muito, com marca própria que vendemos nos EUA. Começamos a vender para varejistas, principalmente biscoitos e torradas.” (Com Reuters)
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