O Banco Central indicou que as condições para manutenção da taxa Selic nos patamares atuais seguem inalteradas, de acordo com ata publicada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) nesta terça-feira, 22. No documento, o BC reforçou considerar adequado manter a chamada prescrição futura como instrumento de política monetária adicional.
“O Copom avaliou que as condições para a manutenção do ‘forward guidance’ seguem satisfeitas. O comitê considera que as expectativas de inflação, assim como as projeções para inflação em seu cenário básico encontram-se significativamente abaixo da meta para o horizonte relevante da política monetária. O regime fiscal não foi alterado e as expectativas de inflação de longo prazo permanecem ancoradas”, apontou a ata.
LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações
Na semana passada, o BC manteve a Selic em sua mínima histórica de 2% ao ano após nove cortes consecutivos, conforme esperado pelo mercado. Em um comunicado, o Banco reconheceu que a inflação deve acelerar no curto prazo. Na ata de hoje, o BC afirma que contribuem para esse movimento a alta temporária nos preços dos alimentos e a normalização parcial do preço de alguns serviços em um contexto de recuperação dos índices de mobilidade e do nível de atividade econômica. (Com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.