Ele passou a infância na ponta da enxada e, antes de completar 50 anos, lida com o faturamento de cerca de R$ 300 milhões da Odonto Excellence, franquia odontológica criada há 11 anos e que hoje conta com mais de 1000 unidades espalhadas no Brasil, Portugal, Angola e Paraguai. Paranaense de Carambeí, Oseias Gomes, de 49 anos, protagoniza uma história de superação de quem cresceu da roça e conseguiu crescer mesmo durante os meses da pandemia.
Seu modelo de gestão que prioriza conceitos de sustentabilidade, transparência e incentivo à capacitação profissional rendeu o livro “Gestão Fácil”, lançado em março de 2019 e que vendeu 25 mil exemplares em seis meses. Depois de abrir uma nova unidade a cada 72 horas, o empresário presidente da franquia espera crescer 40% em 2020.
Forbes: Onde você passou a infância?
Oseias Gomes: Filho de pais agricultores, desde cedo ajudava minha família na roça. Aos 7 anos de idade, mudamos da cidade de Carambeí, perto de Ponta Grossa [PR] para a Fazenda Esteio. Éramos em seis irmãos. O dono da fazenda deu um pedaço de terra para o meu pai plantar e, dali, tirarmos nosso sustento. Ele levantava cedo todos os dias. Acordava a gente às 5h30. Até hoje levanto cedo por causa disso. Fazíamos uma boa refeição, amolávamos a enxada e íamos carpir a roça. Trabalhávamos a manhã toda. Aos 9 anos de idade, eu já fazia outros serviços da fazenda e estudava.
F: Como conseguiu estudar?
OG: Aos 15 anos, falei para meu pai que queria ir para Telêmaco Borba [PR] para estudar mais. Liguei para uma tia que morava lá, pedi ajuda e fui. Meu pai ficou triste, mas aceitou minha decisão. Falei que voltaria para mostrar meu sucesso. Em Telêmaco Borba, minha prima me arrumou um emprego de empacotador em um mercado, onde trabalhei por três meses. Depois, trabalhei em posto de gasolina, lavando carros por quase três anos. Sempre estudando muito. Nunca parei de estudar. Até hoje, leio quatro horas por dia.
F: Como surgiu a ideia da Odonto Excellence?
OG: No início do ano 2000, já estava com uma carreira consolidada como consultor empresarial. Conversando com um cliente e amigo dentista, descobri o mercado odontológico, tive a ideia de criar a franquia de gestão em clínicas odontológicas.
F: Qual foi a estratégia para conseguir abrir franquias na pandemia?
OG: Na crise, as pessoas não deixam de consumir – elas apenas se tornam mais seletivas. A Odonto Excellence não entrou na linha que todo mundo entra, do preço baixo. Nós temos um modelo de flexibilização de pagamento inovador, permitindo ao paciente parcelar em dezenas de vezes. Em média, depois de dois anos de comprar a primeira loja, o franqueado compra a segunda.
Reportagem publicada na edição 82, lançada em dezembro de 2020
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