A Coupang, maior empresa de comércio eletrônico da Coreia do Sul, levantou US$ 4,6 bilhões na maior oferta inicial de ações (IPO, em inglês) nos EUA até agora neste ano.
A empresa precificou 130 milhões de ações no IPO a US$ 35 por papel, superior à faixa indicativa de US$ 32 a US$ 34, avaliando a gigante do e-commerce, com sede em Seul, em US$ 60 bilhões. A companhia é apoiada pelo japonês SoftBank Group.
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A bem-sucedida oferta de ações ocorre em um momento em que o mercado de IPOs dos EUA está no ponto mais forte em mais de duas décadas, enquanto investidores disputam ações de empresas de tecnologia que se beneficiaram durante a pandemia.
O IPO ultrapassou os US$ 2,15 bilhões levantados pelo aplicativo de namoro Bumble. Isso também marca um salto na avaliação da companhia, que foi fixada em US$ 9 bilhões em uma rodada de captação de fundos em 2018, de acordo com a Pitchbook.
A Coupang foi a empresa sul-coreana de comércio eletrônico com melhor classificação em 2020, com 19,2% de participação de mercado, de acordo com a Euromonitor, em comparação com 13,6% da Naver Corp e 12,8% do eBay Korea. A empresa é a décima maior de comércio eletrônico do mundo.
Em 2020, suas vendas líquidas saltaram 91% com relação ao ano anterior, para US$ 11 bilhões. O prejuízo líquido diminuiu a US$ 567,6 milhões, ante US$ 770,2 milhões no ano anterior.
Fundada em 2010 pelo bilionário coreano-americano Bom Suk Kim, a Coupang ganhou destaque depois de lançar um serviço garantido de entrega no mesmo dia ou no dia seguinte. O Vision Fund, do SoftBank, detém 35,1% da Coupang. O Goldman Sachs, Allen & Co, JPMorgan e Citigroup são os principais coordenadores da oferta. (com Reuters)
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