Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Money / “O brasileiro sabe o que quer, mas não onde comprar", avalia Luciano Valle, diretor de RI do Méliuz

“O brasileiro sabe o que quer, mas não onde comprar”, avalia Luciano Valle, diretor de RI do Méliuz

Seis meses após IPO, a empresa já realizou quatro aquisições: Picodi, Acesso Bank, Melhor Preço e Promobit

Artur Nicoceli
07/06/2021 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

Divulgação/Forbes
Méliuz/Divulgação

Com aquisições, Méliuz quer atuar em todas as pontas da jornada de compra online dos clientes

O e-commerce deve crescer 32% ao final de 2021, tendo como um dos seus principais drivers a adesão ao cashback, segundo relatório da XP Investimentos. A ideia de retornar parte do valor pago por mercadorias tem sido utilizada na estratégia de fidelização de clientes e impulsionado players do setor, como o Méliuz. Com pouco mais de seis meses da sua estreia na B3, as ações (CASH3) da companhia valorizaram mais de 300% desde então, fechando o pregão da última sexta-feira (4) a R$ 37,97. Luciano Valle, diretor de Relações com Investidores do Méliuz, acredita que esse resultado é fruto da estratégia de atuar em todas as pontas da jornada de compra online de um cliente.

“Parece simples, mas não é. Quando um brasileiro resolve utilizar o e-commerce, ele sabe – muitas vezes – o que quer, mas não necessariamente onde comprar. E o processo de busca até a entrega do produto é onde queremos atacar”, afirma Valle. De olho na experiência dos clientes, o Méliuz adquiriu no início de maio a Acesso Bank por R$ 324 milhões. “O nosso planejamento ao realizar esta aquisição foi justamente expandir a forma como nos relacionamos com o usuário”, explica Valle. “Queremos atender, além do marketplace, toda a necessidade financeira deles.”

LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações

A estratégia de negócios da empresa busca ainda surfar novidades e propostas recentes do Banco Central, como o Pix, open banking e a otimização no processo de digitalização de contas, todos serviços que o Méliuz planeja oferecer, além de produtos em seguros e crédito. Valle, no entanto, rejeita o título de banco: “a gente não quer ser visto como um banco tradicional, mas sim, como uma oportunidade inovadora no mercado. Nem que para isso seja necessário fazer outros M&As”, avalia o diretor, sem abrir quantos negócios estão no roadmap de 2021. Em relatório recente, analistas da XP afirmam que o Méliuz tem olhado para aquisições próximas de US$ 1 bilhão.

Outras três aquisições foram realizadas após o IPO da companhia. Duas delas no último mês: a Promobit, por R$ 13 milhões, uma comunidade online de mais de 1 milhão de pessoas que compartilham descontos e recomendam produtos; e o site de comparação de preços, Melhor Plano, por R$ 10 milhões.

O terceiro negócio trata-se da aquisição de 51,2% na Picodi.com, plataforma polonesa de comércio eletrônico, por R$ 120 milhões. “Eles se posicionam como um site de cupom de descontos e ainda não oferecem cashback para os usuários” declarou o CEO da companhia, Israel Salmen, em entrevista à Forbes. “Nós queremos levar o nosso conhecimento sobre o assunto e ajudá-los a implementar o cashback em uma escala maior, como fizemos aqui no Brasil.”

As empresas adquiridas registraram juntas uma receita operacional líquida de R$ 81 milhões em 2020. No último dia 28, o Méliuz fechou um acordo com a Shopee, aplicativo de e-commerce que tem conectado vendedores locais a consumidores em todo o mundo, oferecendo o serviço de cashback aos 16 milhões de usuários da plataforma. Segundo o RankMyApp, a Shopee foi o aplicativo mais baixado por brasileiros no setor de compras em 2020, ficando à frente do Magazine Luiza, Mercado Livre e Lojas Americanas.

O livro das dificuldades para o futuro

Divulgação/Forbes
Divulgação/Forbes

Luciano Valle, diretor de RI do Méliuz

O Méliuz gerou lucro líquido de apenas R$ 4,1 milhões no primeiro trimestre de 2021, 48,7% a menos que os R$ 6,1 milhões no período do ano passado. O Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado também caiu de R$ 9,7 milhões entre janeiro e março de 2020, para R$ 7,6 milhões neste ano. Segundo a empresa, o resultado foi afetado pelas aquisições e contratações.

Os cofundadores da companhia, Israel Salmen e Lucas Marques, afirmam que os altos e baixos são parte do cotidiano do Méliuz e estão registrados em um livro recém lançado sobre as dificuldades enfrentadas nos últimos 10 anos. Em relatório recente, analistas XP reforçaram a avaliação de compra para a ação do Méliuz, com preço-alvo de R$ 48. “Acreditamos que o livro serviu bem para mostrar a tese de que embora a administração seja jovem, ela experimentou uma boa parcela de fracassos em um estágio inicial da empresa, o que acreditamos que ajudará a administração a tomar melhores decisões, tanto o controle de custos, quanto ao números de parceiros”.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias de economia e mercado financeiro.

Tópicos

  • aquisições
  • banco
  • clientes
  • DIGITALIZAÇÃO
  • e-commerce
  • estratégia
  • FORBES
  • ForbesMoney
  • IPO
  • lucro líquido
  • Méliuz
  • open banking
  • PIX
  • relações com investidores
  • Serviços

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.