O banco central da China disse hoje (16) que vai impulsionar continuamente programas-piloto para desenvolver seu iuan digital, e que não definirá um cronograma para lançar a moeda digital.
A China lidera a corrida mundial para o lançamento de moedas digitais de bancos centrais (CBDC) e tem realizado testes em várias cidades importantes, incluindo Shenzhen e Xangai.
LEIA TAMBÉM: Preço do aço inoxidável bate recorde na China; minério de ferro também sobe
O país usará seu iuan digital principalmente para pagamentos domésticos no varejo, enquanto explora programas-piloto de uso da moeda digital para pagamentos internacionais, disse o Banco do Povo da China (PBOC) em documento publicado em seu site.
O banco central vai aprofundar sua pesquisa sobre o impacto de um iuan digital na política monetária, no sistema financeiro e na estabilidade financeira, informou.
O banco também alertou que as criptomoedas são usadas principalmente para especulação, o que ameaça a segurança financeira, e que essas moedas podem ser usadas para lavagem de dinheiro e outras atividades econômicas ilegais. (Com Reuters)
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.