A China Evergrande concordou hoje (22) em acertar o pagamento de juros de um título doméstico, enquanto o banco central da China injetou dinheiro no sistema bancário, aliviando temores de um contágio iminente da endividada incorporadora imobiliária.
A Evergrande, maior emissora de títulos “junk” (com baixa classificação de crédito) da Ásia, está tão envolvida com a economia da China que seu futuro deixou os mercados globais de ações e de títulos aflitos, já que atraso no pagamento poderia provocar o chamado “cross default”, vencimento antecipado de uma dívida devido a outra inadimplência.
LEIA TAMBÉM: Minério de ferro se recupera de mínima de 10 meses e fecha em alta na China
Em um esforço para acalmar os investidores, o Banco do Povo da China injetou 90 bilhões de iuanes no sistema bancário, sinalizando suporte aos mercados conforme eles se preparam para o que deve ser uma das maiores reestruturações de dívida da China.
A Evergrande busca evitar dar calote em uma série de títulos com pagamentos nesta semana e sua principal unidade, a Hengda Real Estate Group, afirmou hoje (22) que “resolveu” o pagamento de um cupom a vencer amanhã (23) através de “negociações privadas”.
Ela não especificou quanto ou quando vai pagar, e a Hengda também não mencionou outras dívidas da Evergrande, deixando incerto o que isso significa para os pagamentos de US$ 83,5 bilhões em juros de títulos negociados em dólar que vencem amanhã (23).
A Evergrande não respondeu imediatamente a perguntas sobre seu acordo ou suas intenções.
Mas o movimento, somado à promessa do presidente Hui Ka Yuan esta semana de “sair deste momento mais sombrio”, animou os investidores e aliviou os mercados.
VEJA MAIS: Fed pode abrir temporada de redução de estímulos, mas limitá-la às perspectivas
“Esses eventos parecem sugerir que a empresa está assumindo controle da situação e tentando seu melhor para encontrar uma solução com os credores”, disse Dexter Tan, analista sênior de renda fixa da Bondsupermart.com.
(Com Reuters)
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.