O BC (Banco Central) divulgou hoje (16) que sua tradicional pesquisa Focus, para coleta de expectativas junto a agentes de mercado, passou a incluir componentes da inflação, incluindo IPCA administrados, IPCA livres, IPCA serviços, IPCA bens industrializados e IPCA alimentação no domicílio.
A mudança ocorreu a partir de 14 de setembro e terá reflexo na divulgação semanal do boletim, feita às segundas-feiras.
LEIA TAMBÉM: Ministério da Economia mantém projeção de PIB e piora inflação para 2021 e 2022
Com a atualização, o Focus também passará a divulgar a taxa de desocupação e os componentes do PIB (Produto Interno Bruto) pela ótica da demanda: PIB Despesa de consumo das famílias, PIB Despesa de consumo da administração pública, PIB Formação bruta de capital fixo, PIB Exportação de bens e serviços e PIB Importação de bens.
Segundo o BC, a coleta de informações para os componentes do IPCA ocorre para projeções mensais e anuais. A taxa de desocupação terá coleta para projeções mensais e anuais, ao passo que, para os novos segmentos do PIB, as projeções coletadas contemplarão apenas a variação anual.
O BC também informou que deixaram de ser pesquisadas as estimativas para a variação da Produção industrial e para as variações trimestrais dos PIBs setoriais (Agropecuária, Indústria e Serviços), permanecendo a coleta das variações anuais desses componentes do PIB.
Desde janeiro o BC bem promovendo mudanças no Focus e, hoje, justificou que as últimas alterações integram nova etapa desse processo de aprimoramento. (Com Reuters)
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.