O Carrefour Brasil divulgou hoje (9) lucro líquido ajustado de R$ 621 milhões para o terceiro trimestre, queda de 18% em relação a um ano antes.
A companhia apurou resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de R$ 1,48 bilhão para o período, crescimento de cerca de 11%.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Analistas, em média, esperavam Ebitda de R$ 1,38 bilhão para o grupo entre julho e setembro, segundo dados da Refinitiv.
O Carrefour Brasil, também dono da maior bandeira de atacarejo do país, Atacadão, teve queda nas vendas mesmas lojas no consolidado do grupo. O recuo, excluindo da conta postos de combustível, foi de 1,8% na comparação com um ano antes, quando o Atacadão apurou crescimento de 25,8%.
A unidade de atacarejo do grupo no terceiro trimestre deste ano entregou vendas mesmas lojas em alta de 2,7% após crescimento de 10,2% nos três meses imediatamente anteriores.
Na semana passada, o GPA divulgou queda nas vendas mesmas lojas do período de 0,3% no Brasil. Já o Assaí publicou no final do mês passado alta de 4,5% nas vendas mesmas lojas.
O Carrefour Brasil afirmou que o Atacadão, sua principal geradora de receitas no país, abriu sete lojas no trimestre, somando 48 aberturas em 12 meses até setembro.
A companhia teve vendas brutas de R$ 20,75 bilhões de julho a setembro, alta anual de 7,7%, pressionada pela queda de 8% das lojas da bandeira Carrefour, que faturaram R$ 5,27 bilhões.
Já o Atacadão, teve crescimento nas vendas brutas de 14,3%, a R$ 15,5 bilhões, destacando o ambiente de deterioração do poder de compra da população em meio a uma inflação de alimentos que chegou a 14,7% em 12 meses até setembro. (Com Reuters)