As empresas de pagamentos norte-americanas Visa e Mastercard informaram na noite de ontem (5) que estão suspendendo as operações na Rússia devido à invasão da Ucrânia, afirmando que trabalharão com clientes e parceiros para encerrar todas as transações no país.
Nos próximos dias, todas as transações com cartões Visa emitidos na Rússia não funcionarão mais fora do país e quaisquer cartões Visa emitidos fora da Rússia não funcionarão mais dentro do país, comunicou a empresa.
“Somos compelidos a agir, após a invasão não provocada da Ucrânia pela Rússia e os eventos inaceitáveis que testemunhamos”, disse Al Kelly, diretor executivo da Visa, em comunicado.
O presidente dos EUA, Joe Biden, em uma ligação com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, saudou as decisões da Visa e da Mastercard de suspender suas operações na Rússia, informou a Casa Branca.
“O presidente Biden observou que seu governo está aumentando a segurança, a assistência humanitária e econômica à Ucrânia e está trabalhando em estreita colaboração com o Congresso para garantir financiamento adicional”, acrescentou a Casa Branca.
VEJA TAMBÉM: Quais são as sanções contra a Rússia e seus impactos econômicos?