Representantes de XP, Alvarez & Marsal e do grupo espanhol LaLiga se reuniram com presidentes de times das séries A e B do Brasil para apresentar o projeto de uma liga brasileira de futebol, segundo comunicado divulgado hoje (15).
“Temos à mão a melhor proposta de criação de uma liga no Brasil, com as condições ideais para encontrar o investidor mais competitivo”, afirmou Pedro Mesquita, chefe de banco de investimentos da XP.
LEIA TAMBÉM: Cristiano Ronaldo completa 807 gols e pode ser maior artilheiro de todos os tempos
Segundo as companhias, o projeto envolve questões de governança, direitos de transmissão, relacionamento com a CBF e outras federações. Caberá à XP trazer o investidor.
O comunicado não faz menção a valores potencialmente envolvidos no negócio.
Clubes brasileiros, como Cruzeiro, Botafogo e Vasco da Gama, enveredaram para modelos de gestão profissional, fazendo acordos milionários com investidores privados.
Em fevereiro, o Vasco anunciou acordo para venda de controle para a norte-americana 777 Partners, em uma transação que avaliou o clube em R$ 1,7 bilhão.
Em meados de dezembro, Ronaldo anunciou a compra do Cruzeiro, em uma transação que prevê investimentos de R$ 400 milhões ao longo dos “próximos anos” e que foi assessorada pela XP.