Os brasileiros gastaram US$ 10 bilhões em compras internacionais até outubro de 2022, de acordo com o levantamento realizado pela Vixtra, fintech de comércio exterior, com base nos dados divulgados pelo Banco Central.
A pesquisa, que leva em consideração importações de produtos de pequeno valor, classe que reúne produtos de plataformas como AliExpress, Shein e Shopee, atingiu US$ 1,45 bilhão apenas em outubro, alta de 176% em comparação ao mesmo período do ano passado.
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De acordo com a Vixtra, o valor foi impactado pela retomada da economia e a chegada de outros eventos comerciais importantes como a Black Friday, Copa do Mundo e Natal. Os portais têm sido agressivos. Por exemplo, para reforçar a data, a AliExpress fez campanhas oferecendo descontos agressivos, cashback, entregas rápidas e frete gratuito.
“Os brasileiros sempre foram consumidores assíduos em plataformas de compras online que enviam produtos do exterior. E à medida que esse serviço se popularizou, as importações cresceram rapidamente e se tornaram uma boa opção para muitos consumidores”, diz Leonardo Baltieri, co-CEO da Vixtra.
Em sua visão, ainda existe muito espaço para que as importações cresçam ainda mais em 2023, principalmente as de produtos de consumo provenientes da China.
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“Apesar do forte crescimento registrado nos últimos meses, é provável que esse número avance em 2023. Com a expectativa de retomada da economia no Brasil, da resolução do conflito na Ucrânia e do controle da inflação, é provável que mais brasileiros adotem as compras nessas plataformas”, diz Baltieri.
O crescimento dessas plataformas deve-se a uma sólida demanda por roupas. Os itens de vestuário foram os mais desejados nesta edição da Black Friday. Um levantamento das postagens realizado pelo site Buzzmonitor indicou que roupas representaram 13% das intenções de compra. A pesquisa mapeou postagens em redes sociais com os termos “quero comprar” ou “queria comprar” ou “querendo comprar”, nos meses de outubro e novembro.