Os torcedores brasileiros que quiserem comemorar os gols da Seleção tomando uma cerveja geladinha vão ter de ter paciência. Será preciso esperar o fim da partida e voltar para o hotel, onde os bares são autorizados a vender cerveja – em média por R$ 35 a latinha.
Em uma reviravolta abrupta, as autoridades do Catar decidiram que só bebidas sem álcool estarão à venda nos estádios durante a Copa do Mundo. A decisão foi confirmada ao The New York Times na manhã de hoje (18) por um dirigente da Copa do Mundo. O governo do Catar deverá fazer um anúncio oficial ainda hoje. A Copa vai começar no domingo (20).
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
É mais dramática das mudanças na política com relação às bebidas na Copa. O Catar, um país muçulmano bastante conservador no assunto, vem endurecendo as regras nas últimas semanas. Isso ampliou a tensão entre o governo e a Fifa. Um dos principais patrocinadores do torneio é a Budweiser. Segundo o The New York Times, a cota de patrocínio da empresa de bebidas, vinculada à Ambev, é de US$ 75 milhões (R$ 410 milhões).
A mudança reforça os argumentos dos críticos da Fifa, que têm questionado sua decisão de realizar o principal evento no Catar, decisão tomada em 2010. A Fifa pode ter perdido o controle das regras do evento. O guia oficial do torcedor informa que “os portadores de ingressos terão acesso aos produtos Budweiser, Budweiser Zero e Coca-Cola dentro do perímetro do estádio” por pelo menos três horas antes dos jogos e por uma hora depois.
A proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios vem uma semana depois de outra decisão polêmica. Na segunda-feira (14) o governo ordenou a mudança de local de dezenas de barracas vermelhas com a marca da Budweiser. As tradicionais tendas de bebidas tiveram de ser transferidas para locais mais discretos em os oito estádios da Copa, longe de onde passaria a maior parte dos torcedores.
A Budweiser e a Fifa ainda estão estudando como aplicar a decisão. O mais provável é que as tendas vermelhas sejam trocadas por outras sem marca ou sejam substituídas por azuis, associadas à Budweiser Zero, rótulo sem álcool da cervejaria. Representantes da Budweiser não comentaram.