O Ibovespa iniciou a sessão de hoje (9) em alta de 0,55%, aos 107.958 pontos, por volta das 10h10 (horário de Brasília). Por aqui, investidores repercutem o IPCA abaixo do esperado, enquanto aguardam o anúncio dos nomes que irão compor os ministérios do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A inflação ao consumidor do Brasil desacelerou em novembro, com a taxa acumulada em 12 meses abaixo de 6%, porém pressionada pelos preços de combustíveis e alimentos, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta manhã.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
No mês passado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 0,41%, contra 0,59% em outubro. Depois de três meses de queda, a inflação voltou a pesar nos bolsos dos brasileiros em outubro, e indica que o presidente eleito deverá assumir em janeiro com o estouro da meta para o IPCA de pano de fundo.
No campo político, os mercados vêm se mostrando ansiosos há tempos pelo anúncio da pessoa que vai comandar a economia do país a partir de 2023, com o nome de Fernando Haddad entre as possibilidades.
Na véspera, Haddad teve uma primeira reunião com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar da transição entre os dois ministérios. Questionado se fora ao encontro como futuro ministro, Haddad desconversou e disse que coordenava o grupo de trabalho de economia.
Aos olhos de investidores, Haddad não tem um perfil muito técnico e provavelmente será inclinado a flexibilizações das regras fiscais do país caso assuma a pasta econômica do governo eleito.
“Por aqui, as atenções estão voltadas para as negociações da PEC de Transição na Câmara dos Deputados, onde já existem novas ameaças de desidratação após o texto passar com alterações pelo Senado, além da expectativa com o anúncio de ministros pelo presidente eleito”, escreveu a Guide Investimentos em nota a clientes.
Nos Estados Unidos, o mercado segue calibrando apostas sobre os próximos passos do Federal Reserve. Por volta das 10h10, os futuros de Wall Street operavam em alta. O Dow Jones subia 0,46%, aos 34.195 pontos, o S&P 500 tinha alta de 0,59%, aos 3.989 pontos, e o Nasda avançava 0,74%, aos 11.844 pontos.
As ações da China e de Hong Kong também subiram nesta sexta-feira, com os investidores apostando em empresas que tendem a ganhar com a mudança das regras contra a Covid-19, o que impulsionou as ações de consumo e saúde. Por lá, o afrouxamente das medidas rigorosas contra a Covid-19 esta semana, reduzindo exigências de testes, quarentena e lockdown.
O índice CSI 300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com alta de 0,99%, enquanto o índice de Xangai subiu 0,3%. O índice Hang Seng de Hong Kong teve alta de 2,32%.
O dólar avançava frente ao real, com valorização de 0,64%, a R$ 5,2493. (Com Reuters)