O Ibovespa iniciou o pregão de hoje (27) em alta de 0,21%, aos 108.967 pontos, por volta das 10h20 (horário de Brasília). O principal índice da B3 acompanha o desempenho dos futuros em Wall Street, que sobem após a China afrouxar ainda mais suas restrições à Covid-19 — o que eleva as expectativas de uma recuperação na segunda maior economia do mundo.
A China disse que não exigirá mais que os viajantes que chegam ao país entrem em quarentena a partir de 8 de janeiro, um passo importante na reabertura de suas fronteiras, acrescentando que também diminuirá a classificação de gravidade da Covid-19, pois se tornou menos contagiosa.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Com isso, os contratos futuros de minério de ferro subiram nesta terça-feira, com o preço de referência de Cingapura atingindo o maior nível em cinco meses.
As ações chinesas tiveram o melhor desempenho em três semanas nesta terça-feira. “Isso marca outro grande passo na reabertura da China, especialmente para o resto do mundo, apesar do recente aumento nos casos de infecção local”, escreveram analistas do J.P. Morgan em nota.
As ações de bens de consumo básicos, bancos e transportes saltaram entre 1,5% e 2%, liderando os ganhos. O clima otimista veio mesmo com dados mostrando que os lucros das empresas industriais da China contraíram ainda mais no período de janeiro a novembro devido a restrições rígidas relacionadas à Covid.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 1,15%, a 3.887 pontos. Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 0,16%, a 26.447 pontos.
Em Seul, o Kospi teve valorização de 0,68%, a 2.332 pontos. Em Taiwan, o índice Taiex registrou alta de 0,30%, a 14.328 pontos.
Nos Estados Unidos, o S&P 500 e o Nasdaq perderam 5,8% e 8,5%, respectivamente, até agora em dezembro. O país está a caminho de ter a sua maior perda anual desde a crise financeira de 2008, por temores de que o aperto monetário agressivo do Federal Reserve possa levar a economia dos EUA a uma recessão.
Os dados econômicos divulgados até o momento oferecem pouca esperança de que o Fed possa frear suas altas nos juros, com um relatório na semana passada mostrando que a inflação esfriou ainda mais, mas não o suficiente para desencorajar o banco central norte-americano de levar os juros a níveis mais altos no próximo ano.
No geral, os volumes de negociação permanecem baixos com os investidores retornando após um longo fim de semana, enquanto o calendário de dados econômicos também é leve esta semana com dados de vendas de casas e relatórios de empregos disponíveis.
O futuro da Dow Jones avançava 0,62%, enquanto o S&P 500 tinha alta de 0,65% e o Nasdaq subia 0,56%.
O dólar subia nos primeiros negócios desta terça-feira, avançando 0,95% a R$ 5,2596. (Com Reuters)