Após encerrar o pregão em queda de 2,25% na véspera, o Ibovespa iniciou a sessão de hoje (6) com alta de 0,32%, aos 109.755 pontos, por volta das 10h20 (horário de Brasília). Por aqui, investidores entram em compasso de espera antes da votação da PEC da Transição em comissão do Senado e da decisão de política monetária do Banco Central.
Nesta terça-feira, a Proposta de Emenda à Constituição deve ser votada na CCJ do Senado e amanhã no plenário da casa. A PEC prevê retirar o Bolsa Família das restrições do teto de gastos pelos próximos quatro anos.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Outro ponto de atenção para o investidor é o primeiro dia da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). Analistas do mercado esperam que a taxa básica de juros, a Selic, permaneça estável em 13,75% ao ano.
Nos Estados Unidos, o mercado monitora os dados melhores do que o esperado do setor de serviços dos EUA e reavaliam se o Federal Reserve poderia aumentar a taxa de juros por mais tempo.
Ontem (5), de modo geral, os índices sofreram, pois dados mostraram que a atividade do setor de serviços do país acelerou inesperadamente em novembro, com a recuperação do emprego, oferecendo mais evidências de impulso subjacente na economia.
Ainda no exterior, a inflação dos produtos de supermercado no Reino Unido caiu em novembro pela primeira vez em quase dois anos, mas permaneceu perto de patamares recordes, proporcionando pouco alívio para os consumidores antes do importante período comercial de Natal, mostraram dados da indústria nesta terça-feira.
A Kantar, pesquisadora de mercado, disse que a inflação sobre mercadorias nas quatro semanas até 27 de novembro foi de 14,6%, uma queda de 0,1 ponto percentual em relação ao recorde de outubro, marcando a primeira queda em 21 meses.
Também destacou mais evidências das estratégias de enfrentamento que os consumidores estão adotando para mitigar os custos crescentes, com as vendas de marca própria agora aumentando 11,7% em relação ao ano anterior e as vendas das linhas de marca própria de valor mais barato subindo 46,3%.
As ações da China fecharam em alta nesta terça-feira, enquanto as ações de Hong Kong perderam força conforme os fortes dados de serviços dos Estados Unidos levantaram dúvidas se o Federal Reserve optará por reduzir logo o tamanho das altas de sua taxa de juros.
Preocupações com as intenções do Fed contrabalançaram parte do otimismo decorrente das esperanças de que a China logo reduzirá sua estrita estratégia de combate à Covid-19.
As negociações foram interrompidas por três minutos na terça-feira nos mercados chineses, enquanto o país prestava homenagem ao ex-líder Jiang Zeming.
As ações de Hong Kong caíram depois de atingir seu nível mais alto desde 1º de setembro nesta terça-feira.
A China deve anunciar uma nova flexibilização de algumas das restrições mais duras do mundo contra a Covid já na quarta-feira, disseram fontes à Reuters.
Mais cidades chinesas relaxaram algumas regras de quarentena e testagem, e o país pode eventualmente rebaixar seu gerenciamento da Covid como uma doença infecciosa de categoria A de nível superior para uma doença de categoria B menos rigorosa já em janeiro.
O dólar tinha queda de 0,93% frente ao real, negociado a R$ 5,2330. (Com Reuters)