O Ibovespa iniciou o penúltimo pregão do ano em alta de 0,33%, aos 109.012 pontos, por volta das 10h20 (horário de Brasília). O principal índice da B3 acompanha o desempenho dos futuros em Wall Street e das Bolsas europeias, enquanto os investidores avaliam o afrouxamento das restrições da China e o aumento de casos da Covid-19 no país.
A princípio, a medida trouxe alegria para os mercados. A expectativa era sobre um impulso na recuperação na segunda maior economia do mundo, mas um salto nas infecções diminuiu essa confiança.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Em meio a esse cenário, as ações da China caíram enquanto as ações de Hong Kong saltaram nesta quarta-feira. O mercado de Hong Kong reabriu nesta quarta após dias fechado por conta do Natal, atualizando-se com os pares sobre as notícias da China a respeito da flexibilização das regras da Covid.
Em Tóquio, o Nikkei teve queda de 0,41%. Em Hong Kong, o Hang Seng subiu 1,56%. Já em Taiwan, o Taiex caiu 1,08%. Na Coreia, o Kospi registrou desvalorização de 2,24%. Na China, o Xangai recuou 0,26% e o Shenzhen -0,95%.
Nos Estados Unidos, o S&P 500 e o Nasdaq fecharam a sessão de ontem (27) em queda. Investidores seguem apreensivos sobre quanto tempo o Fed continuará elevando os juros para conter os preços altos.
Nesta manhã, o Dow Jones futuro subia 0,33%, aos 33.524 pontos, o S&P 500 avançava 0,32%, aos 3.867 pontos, e o Nasdaq tinha alta de 0,26%, aos 10.943 pontos.
Por aqui, o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgou nesta manhã que o Brasil abriu 135.495 vagas formais de trabalho em novembro, abaixo da expectativa do mercado em pesquisa da Reuters de criação de 168 mil empregos.
Outro dado divulgado hoje foi da confiança da indústria no Brasil, que subiu 1,2 ponto em dezembro, após três meses de quedas consecutivas, refletindo melhora na avaliação sobre a situação atual, mostraram dados da Fundação Getulio Vargas nesta quarta-feira.
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE foi a 93,3 pontos este mês. Na média móvel trimestral, o índice ainda recuou 2,1 pontos.
“A confiança da indústria melhorou em dezembro, mas não foi suficiente para recuperar as perdas sofridas no ano. Parte da indústria sofreu com problemas de insumos, e outra com redução de demanda, levando a um aumento dos estoques em 2022”, disse Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE, em nota à imprensa.
O dólar apresentava queda de 0,27% frente ao real, a R$ 5,2712. (Com Reuters)