É inegável que, hoje, empresas que não usam a tecnologia a seu favor acabam ficando para trás. Não à toa, companhias de TI têm crescido no Brasil nos últimos anos – segundo levantamento Insights Report da Associação de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), de julho de 2022, o país registrou um crescimento de 43% nas empresas do setor entre 2012 e 2021.
A Opah IT (@opahitdigital), com sede em São Paulo, é uma das que surgiram nesse período. No mercado há uma década, a empresa de João Moressi Junior (@joaomoressijunior)vem se expandindo e, nos últimos três anos, faturou mais de R$ 200 milhões com serviços de equipes terceirizadas.
Formado em análise e desenvolvimento de sistemas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e com MBA executivo em gestão estratégica da tecnologia da informação pela Fundação Getulio Vargas (FGV), Moressi Junior atua no mercado de tecnologia há mais de 15 anos, tendo desenvolvido sistemas de TI para empresas nacionais e multinacionais.
Com a atuação na área de tecnologia da informação, ele desenvolveu uma maneira diferente de desenvolver e implementar softwares para grandes empresas, o que o levou a fundar a Opah em 2012. “A Opah tem se destacado pela combinação de autonomia, agilidade e parceria. Essas são características fundamentais em nosso DNA e nos permitem investir em processos, gestão e pessoas, sempre com humildade para ouvir, aprender e mudar”, diz o CEO e fundador. Para ele, é essencial que exista uma comunicação aberta e constante entre sua equipe e o cliente para identificar oportunidades, mesmo em momentos de crise.
Especialista em transformação digital e atuando com as principais linguagens de programação – incluindo JavaScript, Python, Java, C++, C#, PHP, Ruby, Swift, Go e Kotlin –, a Opah tem mais de cem clientes ativos, entre eles grandes empresas, como Grupo CVC, Livelo, Crefisa, Banco Carrefour, Banco Original, Gerdau e Via Varejo.
Apaixonado por desenvolvimento de softwares, Moressi vê na tecnologia a oportunidade perfeita de criar algo inovador, de resolver problemas complexos e de deixar uma marca no mundo digital. “É uma indústria em constante crescimento, com oportunidades em todos os setores, desde financeiro até de saúde”, diz.
Entre os serviços oferecidos pela Opah estão o desenvolvimento de softwares personalizados e outsourcing de profissionais de TI – tudo com suporte 24 horas por dia, sete dias por semana.
A Opah conta com um time de especialistas em desenvolvimento de software com habilidades para criar um conjunto de soluções que atendam às necessidades do cliente de forma individual e personalizada, sendo uma de suas expertises a oferta da tecnologia BaaS (Banking-as-a-Service, ou seja, oferta de produtos bancários por meio de APIs). Com ampla experiência no setor financeiro, a Opah construiu uma reputação como software house, na criação, desenvolvimento e implantação de fintechs e grandes bancos digitais.
“Essa expertise nos permitiu criar uma plataforma BaaS altamente bem-sucedida que atende às necessidades de nossos clientes. Podemos transformar qualquer empresa em um banco em três meses. Dessa forma, a companhia conseguirá distribuir soluções confiáveis e seguras para otimizar os processos, levando eficiência e alavancando os resultados, visando melhorar a experiência do cliente, impulsionando a gestão operacional”, diz Moressi. “Com quase 500 talentos dedicados, a Opah sempre buscou a excelência e conseguiu materializar grandes conquistas que atestam nosso comprometimento e qualidade”, prossegue.
A empresa usa a tecnologia para ser aliada no crescimento dos negócios dos clientes, mas ela própria também quer crescer. A inauguração de seu novo escritório na capital paulista, no World Trade Center São Paulo, é um passo importante nessa evolução. “Estamos mais perto de nossos clientes e colaboradores, com a melhor estrutura para oferecer ainda mais qualidade e agilidade em nossas entregas”, diz o executivo.
O objetivo da empresa para 2023 é a internacionalização a partir da aquisição de empresas internacionais, principalmente em Portugal. Com os novos planos, a expectativa é um salto de 20% no faturamento. “A Opah está pronta para levar seu negócio ao próximo nível”, afirma o CEO. “Nós construímos nossa história com o comprometimento e a agilidade de nossos talentos e com a confiança de nossos clientes ao longo de uma década de sucesso. Estamos empolgados com os próximos passos da nossa jornada.”