O Ibovespa iniciou a sessão de hoje (6) em alta modesta de 0,23%, aos 107.886 pontos, por volta das 10h15 (horário de Brasília), com os investidores ainda atentos ao cenário político doméstico e no aguardo do payroll dos Estados Unidos.
A economia dos EUA provavelmente manteve um ritmo sólido e criação de vagas e crescimento salarial em dezembro, mas o aumento dos custos de empréstimos pelo Federal Reserve pode desacelerar a força do mercado de trabalho de forma significativa até meados do ano.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
O relatório de emprego do Departamento do Trabalho, que será divulgado nesta sexta-feira, às 10h30 (horário de Brasília), também deve mostrar que a taxa de desemprego permaneceu em 3,7% no mês passado. O mercado de trabalho tem mostrado força desde que o Fed deu início em março passado ao ritmo mais forte de aumento de juros desde a década de 1980.
Setores sensíveis aos juros, como imobiliário e de finanças, além de empresas de tecnologia como Twitter, Amazon e Meta, cortaram vagas. No entanto, empresas aéreas, hotéis e restaurantes continuam a se recuperar da pandemia.
A resiliência do mercado de trabalho tem ajudado a economia ao sustentar os gastos dos consumidores, mas pode levar o Fed a elevar a taxa básica de juros acima do pico de 5,1% que o banco central projetou no mês passado.
À espera dos dados, os futuros de Wall Street operam sem uma única direção. Por volta das 10h15 (horário de Brasília), o Dow Jones operava estável, aos 33.072 pontos, enquanto o S&P 500 caía 0,08%, aos 3.825 pontos, e o Nasdaq tinha queda de 0,32%, aos 10.786 pontos.
Ainda no exterior, a inflação na zona do euro desacelerou mais do que o esperado no mês passado, mas as pressões subjacentes de preços aumentaram, o que amplia a probabilidade de o Banco Central Europeu continuar elevando os juros.
O aumento dos preços ao consumidor no bloco, que subiu para 20 países com a entrada da Croácia em 1 de janeiro, esfriou para 9,2% em dezembro de 10,1% no mês anterior, abaixo da expectativa de 9,2% em pesquisa da Reuters, mostraram dados da Eurostat nesta sexta-feira.
Mas isso mascara uma tendência mais danosa já que grande parte da leitura se deveu aos preços mais baixos da energia, enquanto todos os principais componentes do núcleo da inflação aceleraram.
As ações da China registraram nesta sexta-feira uma sequência de cinco dias de ganhos diante das expectativas de investidores de que a economia irá em breve superar os problemas relacionados à Covid-19 e apresentará uma recuperação robusta em 2023.
O índice CSI 300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com alta de 0,31%, enquanto o índice de Xangai subiu 0,08%. O índice Hang Seng de Hong Kong terminou com queda de 0,29%, depois de avançar nas quatro sessões anteriores.
Na semana, o CSI 300 ganhou 2,8%, enquanto o Hang Seng avançou 6,1%, atingindo o maior nível em seis meses.
De volta ao Brasil, o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) voltou a subir em dezembro sob o peso de alimentos e encerrou o ano com alta acumulada de cerca de 5%, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.
O índice subiu 0,31% em dezembro, após queda de 0,18% no mês anterior, mas o resultado ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,5%.
Com isso, o IGP-DI encerrou 2022 com avanço acumulado de 5,03%, contra 17,74%% em 2021.
O dólar abriu em queda de 0,24% frente ao real, a R$ 5,3391. (Com Reuters)