O Ibovespa iniciou a sessão de hoje (10) em queda de 0,52%, aos 108.566 pontos, por volta das 10h20 (horário de Brasília). Por aqui, investidores repercutem o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que fechou 2022 com alta acumulada de 5,79% e superou o teto da meta pelo segundo ano seguido com um resultado acima do esperado, pressionado principalmente por alimentação.
Em dezembro, a inflação subiu 0,62%, também além do esperado, de acordo com os dados do IBGE divulgados nesta manhã. O consenso Refinitiv esperava alta de 0,44% na comparação com novembro e de 5,60% na base anual.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Com isso, o Banco Central terá que divulgar uma carta explicando ao governo os motivos de o objetivo não ter sido cumprido. Será a sétima carta desde a criação do sistema de metas para a inflação, em 1999.
No cenário político, as atenções seguem voltadas a Brasília. A Câmara dos Deputados aprovou ontem (9), de maneira unânime e simbólica, o decreto que estabelece a intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal após os atos de vandalismo e depredação do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no domingo, o decreto determina a intervenção federal no DF “com o objetivo de pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública, nos termos em que especifica”.
Com a incerteza política no radar, o dólar alternava estabilidade e leve alta frente ao real nos primeiros negócios desta terça-feira. Por volta das 10h20 (horário de Brasília), a moeda norte-americana caía 0,13%, a R$ 5,2503.
Já nos Estados Unidos, os investidores aguardam o discurso do presidente do Federal Reserve (banco central norte-americano), Jerome Powell. Alguns estrategistas esperam que ele dirá ser preciso mais tempo para mostrar que a inflação está sob controle.
As apostas no mercado monetário mostraram chances de 77% de uma alta de 0,25 ponto percentual na reunião de política monetária do banco central norte-americano em fevereiro.
Por volta das 10h20, o Dow Jones futuro caía 0,49%, a 33.512 pontos, o S&P 500 tinha queda de 0,43%, a 3.897 pontos, e o Nasdaq caía 0,55%, a 11.126 pontos.
Na Ásia, as ações da China fecharam sem direção única. Alguns investidores realizaram lucros diante de dúvidas sobre a sustentabilidade da recente recuperação do mercado.
O índice CSI 300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com alta de 0,11%, enquanto o índice de Xangai caiu 0,21%, depois de subir nas seis sessões anteriores. O índice Hang Seng de Hong Kong terminou com perdas de 0,27%. (Com Reuters)