Walter Schalka, CEO da Suzano, foi eleito a Personalidade do Ano 2023, título oferecido pela Câmara do Comércio Brasil-Estados Unidos, de Nova York.
A organização premia desde 1970 duas figuras importantes, uma brasileira e uma americana, que se destacaram ao estabelecer laços mais estreitos e melhorar o relacionamento entre os dois países. No ano passado, Luiza Helena Trajano foi homenageada. Mais de 1.000 líderes da comunidade internacional de negócios se reúnem, todos os anos, na cidade para celebrar os eleitos.
O homenageado
Schalka está à frente da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, desde janeiro de 2013. De lá para cá, desempenhou papel estratégico no crescimento da empresa e na fusão com a Fibria, o mais importante M&A do setor de papel e celulose.
O executivo iniciou sua carreira no Citibank e passou por empresas como Dixie Lalekla e Grupo Votorantim, onde foi CEO da Votorantim Cimentos e responsável pelas operações no Brasil e em outros 14 países, até assumir a Suzano. Ele é formado em engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). Em 2018, foi eleito um dos 15 Melhores CEOs do Brasil pela Forbes e capa da revista em 2021, como destaque do especial ESG na edição 87.
Leia mais: Como a Suzano faz do eucalipto uma ponte verde para cumprir seu papel junto às comunidades
No anúncio do vencedor, a Câmara do Comércio Brasil-Estados Unidos destaca o compromisso de Schalka com a agenda ESG, particularmente nas áreas de mudanças climáticas, biodiversidade e desenvolvimento social.
O CEO da Suzano será homenageado em um jantar de gala, que acontecerá no The Glasshouse, em Nova York, no dia 10 de maio. A Forbes Brasil é media partner oficial do evento. O vencedor norte-americano será anunciado pela instituição em breve.