Os contratos futuros do minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura subiram para seus níveis mais altos em mais de três semanas nesta quarta-feira (17), ampliando os ganhos pelo terceiro dia consecutivo na esperança de uma melhora da demanda depois que algumas usinas retomaram a produção.
O contrato futuro de minério de ferro para setembro mais negociado na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou as negociações diurnas com alta de 2,96%, a 747,5 iuanes (108,14 dólares) a tonelada, a maior cotação desde 20 de abril.
O minério de ferro de referência em junho na Bolsa de Cingapura subiu 2,53%, para 107,7 dólares a tonelada, também o nível mais alto desde 20 de abril.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Algumas usinas reiniciarão suas operações à medida que as margens melhorarem, e reabastecerão as matérias-primas, incluindo minério de ferro, para atender às necessidades de produção, disse um analista do mercado ferroso de Xangai, que pediu anonimato porque não estava autorizado a falar com a imprensa.
Dados fracos da China alimentaram as esperanças de que o país adotará mais medidas de estímulo, dando mais suporte ao mercado de minério de ferro.
Os investimentos de janeiro a abril no setor imobiliário, que é o principal demandante de aço da China, caíram 6,2% em relação ao ano anterior, contra uma queda de 5,8% nos primeiros três meses de 2023, segundo dados oficiais divulgados na terça-feira.
Os investimentos na área de infraestrutura no primeiro quadrimestre cresceram 8,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, ante 8,8% nos primeiros três meses do ano.
“Os dados vieram mais fracos do que o esperado, mas não podem ficar piores do que isso nos próximos meses. Portanto, se olharmos dessa perspectiva, é uma boa notícia”, disse um analista de Pequim.
Alguns analistas expressaram dúvidas sobre a sustentabilidade desta rodada de alta de preços com a aproximação da temporada tradicionalmente de baixa demanda.
No Brasil, as empresas do subsector Mineração na Bolsa de Valores apresentam alta. Por voltas das 12h05, os papéis ordinários da Vale subiam mais de 3% com a notícia. Veja as cotações:
- Vale (VALE3): +3,46%
- CSN Mineração (CMIN3): + 4,72%
- Usiminas (USIM5): +4,69%
- Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3): +4,57%
- Ferbasa (FESA4): + 2,36%
- Gerdau (GGBR4): +3,08%
- Metalúrgica Gerdau (GOUA4) : + 2,96%