Na manhã desta terça-feira (13), o Ibovespa apresentou alta, com os investidores aguardando a decisão monetária dos Estados Unidos, que será divulgada amanhã (14) e pode trazer a possibilidade de corte de juros. Por volta das 10h20, o indicador registrava uma valorização de 0,16%, chegando a 117.520,27 pontos. O dólar teve uma queda de 0,22%, sendo negociado a R$ 4,85.
Os dados do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos mostraram um aumento de 0,1% em maio. A taxa anual caiu de 4,9% para 4%. Economistas consultados pela Reuters previam um aumento de 0,2% no índice no mês passado e um aumento de 4,1% em comparação ao ano anterior.
Com esse resultado, o mercado espera que o Federal Reserve (Fed) interrompa o ciclo de aperto monetário e mantenha a taxa de juros em uma faixa de 5% a 5,25% ao ano, marcando a primeira pausa nos aumentos dos juros americanos em mais de um ano.
Na China, o banco central reduziu uma taxa de empréstimo de curto prazo pela primeira vez em 10 meses, com o objetivo de restaurar a confiança do mercado e sustentar a recuperação pós-pandemia. Esse corte na taxa de empréstimo pode indicar uma flexibilização das taxas de longo prazo no futuro, à medida que a demanda e o sentimento dos investidores enfraquecem e se torna necessário um estímulo urgente para sustentar o crescimento.
No cenário nacional, a agenda de indicadores está relativamente esvaziada, e os investidores brasileiros estão acompanhando o mercado internacional.
Leia também
- JPMorgan eleva recomendação para Petrobras devido à redução do risco
- Silvio Berlusconi: escândalos, fortuna e polêmicas do bilionário
- Bruna Tavares investe R$ 4,8 milhões em primeira loja física
Confira o comportamento dos principais índices internacionais:
Estados Unidos:
Dow Jones: +0,16%
S&P 500: +0,37%
Nasdaq: +0,73%
Europa:
DAX (Frankfurt): +0,38%
FTSE100 (Londres): +0,08%
CAC 40 (Paris): +0,32%
Ásia:
Nikkei (Tóquio): +1,80%
Xangai (China): +0,15%
Kospi (Coreia): +0,33%
(Com Reuters)