Entender economia e finanças, ao menos em seus fundamentos essenciais, é uma escolha inteligente para qualquer pessoa que deseja investir no mercado financeiro de forma segura e consistente, e eu recomendo muito que você dedique pelo menos algumas horas por semana aos estudos.
Em se tratando de investimentos, o conhecimento prático compartilhado diariamente nas redes por inúmeros profissionais de mercado, com certeza facilita muito o seu processo de análise e tomada de decisão.
Leia mais
- Como escolher o melhor investimento do mercado
- Cinco fatos que você precisa saber para investir na bolsa de valores
- Por que você deve ser pago para correr riscos em seus investimentos
Ainda assim, para desenvolver um olhar crítico que saiba filtrar informações de qualidade, convém que periodicamente você beba direto da fonte, ou seja, revisite os grandes estudiosos e conheça suas teorias.
Um dos grandes nomes das finanças mundiais que eu considero fundamental que você conheça é Ray Dalio. Por isso, trago nesta coluna uma breve síntese de seus principais insights.
Quem é Ray Dalio?
Fundador da Bridgewater Associates, uma das maiores empresas de investimento do mundo, Ray Dalio é considerado por muitos como um dos maiores investidores de todos os tempos.
Dalio estuda mercados globais há mais de cinquenta anos e suas teorias sobre o funcionamento da economia são um verdadeiro tesouro para quem deseja se orientar melhor quanto aos ciclos econômicos para obter sucesso nos investimentos.
Transações, mercados e ciclos econômicos
Uma das premissas de Dalio pode parecer óbvia. No entanto, compreender essa lógica vai te poupar de muitos erros básicos que os investidores iniciantes costumam cometer.
Dalio enfatiza que a economia é composta de mercados onde o volume de transações de compra e de venda determina o ritmo dos ciclos econômicos, que ocorrem devido a conceitos como crédito, taxas de juros, alavancagem e desalavancagem.
Dentro dessa dinâmica, o crescimento da produtividade é determinante para o sucesso econômico de longo prazo em todos os países e, consequentemente, para o padrão de vida de suas populações.
Ao compreender esse olhar de Ray Dalio quanto aos caminhos para o sucesso das economias globais, você passa a entender como tudo isso influencia também o seu microcosmo de investidor, afinal, os resultados dentro dele nada mais são do que os efeitos do que acontece na macroeconomia.
Investimentos e riscos segundo Ray Dalio
Dalio acredita que os riscos e possibilidades de investimento são influenciados pela economia, e a melhor forma de identificar oportunidades e detectar ameaças é olhar para padrões econômicos.
Se você é uma pessoa que costuma ler sobre economia e finanças, a essa altura pode estar imaginando que Ray Dalio não afirmou nada além do óbvio. Porém, se atualmente isso nos parece óbvio, é justamente porque Dalio e outros estudiosos de mercado observaram e se aprofundaram nisso ao longo de décadas.
Dedicar tempo para entender as principais teorias desses grandes estudiosos pode mudar a forma como você olha para seus investimentos.
Sucesso nos investimentos em tempos de incertezas
Em seu livro “Princípios para Lidar com a Mudança da Ordem Mundial”, Dalio oferece uma visão perspicaz sobre como enfrentar os desafios trazidos pelas constantes mudanças na ordem mundial.
O livro explora princípios essenciais para navegar por tempos de incerteza e prosperar em meio a transformações econômicas, políticas e sociais, reagindo às mudanças de forma eficiente.
Não importa se você está à frente da gestão de uma grande corporação ou apenas de sua carteira pessoal de investimentos, os principais conselhos de Ray Dalio para enfrentar um mundo volátil e imprevisível se aplicam igualmente:
- Desenvolva uma mentalidade adaptável e flexível diante das mudanças globais.
- Encare a volatilidade como uma oportunidade para crescimento e aprendizado.
- Seja honesto consigo e com as circunstâncias para tomar decisões sólidas e fundamentadas.
- Estabeleça uma cultura aberta ao debate e à inovação.
- Valorize o trabalho em equipe e a diversidade de pensamentos para enfrentar desafios com resiliência.
- Busque aprimorar constantemente suas estratégias para enfrentar um mundo volátil e imprevisível.
Para investir melhor, aprenda com a história
Em sua obra, Dalio faz uma extensa pesquisa histórica e financeira para desvendar as engrenagens do passado que ditam os rumos da sociedade até hoje. Ele aplica sua larga experiência no mercado financeiro ao estudo da ascensão e da queda dos grandes impérios nos séculos recentes.
Os fundamentos mercantis do Império Holandês, a importância internacional alcançada pela moeda do Império Britânico e a atual ameaça das inovações chinesas frente ao Império Americano tornam-se, sob o olhar analítico de Dalio, elementos-chave para compreender o Grande Ciclo que leva aos altos e baixos da economia, da cultura e da humanidade como um todo.
Ao apresentar seu sistema de análise preditiva, Dalio oferece mais que uma ferramenta de investimento. O que temos em mãos são princípios atemporais e práticos para lidar com o presente enquanto vislumbramos o futuro.
Em resumo, o conselho de Ray Dalio para você investir melhor, é ter um olhar crítico, observador e baseado em dados sólidos.
Entender conceitos como crédito, taxas de juros, alavancagem e desalavancagem, PIB, entre outros, irá ajudá-lo a observar os padrões que se repetem em ciclos e antecipar suas decisões econômicas, aproveitando oportunidades e potencializando resultados.
É isso que eu tenho feito ao longo de minha carreira de investidor: estudar muito todos os dias e, especialmente, buscar conselhos e premissas de grandes estudiosos, adaptando-os aos meus objetivos e possibilidades. Funcionou bem até aqui, e tenho certeza que vai funcionar pra você também
Eduardo Mira é formado em telecomunicações, com pós-graduação em pedagogia empresarial e MBA em gestão de investimento. É analista CNPI, certificado CPA10 e CPA20, ex-gerente do Banco do Brasil e da corretora Modal.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.