Há uma teoria de que as mulheres são mais emocionais do que os homens, e que isso pode ser prejudicial na hora de tomar decisões, especialmente nos investimentos. No entanto, as pesquisas mais recentes da economia comportamental mostram justamente o oposto.
Dicas de planejamento financeiro para a aposentadoria
-
Twenty47studio/Getty Images 1. Comece o quanto antes:
Quanto mais cedo você começar a poupar e investir para a aposentadoria, maior será o tempo disponível para o crescimento dos seus investimentos.
-
FG Trade/Getty Images 2. Defina metas claras:
Estabeleça metas financeiras realistas para a sua aposentadoria, levando em conta suas necessidades, estilo de vida desejado e expectativas.
-
MoMo Productions/Getty Images 3. Faça um planejamento financeiro abrangente:
Avalie sua situação financeira atual, incluindo despesas, dívidas, fontes de renda e patrimônio. Desenvolva um plano de poupança e investimento de longo prazo que se adapte às suas circunstâncias individuais.
-
MoMo Productions/Getty Images 4. Diversifique seus investimentos:
Distribua seus investimentos em diferentes classes de ativos, como ações, títulos, imóveis e fundos mútuos. A diversificação ajuda a reduzir os riscos e maximizar as oportunidades de crescimento.
-
Anúncio publicitário -
Stephen Zeigler/ Getty Images -
RUNSTUDIO/Getty Images 6. Esteja preparado para mudanças:
Revise regularmente seu plano de aposentadoria e faça ajustes conforme necessário. Considere mudanças nas metas, nas circunstâncias pessoais e nas condições econômicas para garantir que seu plano permaneça adequado ao longo do tempo.
-
Catherine Falls Commercial/Getty Images 7. Busque orientação profissional:
Considere consultar um especialista em investimentos para obter orientação personalizada. Eles podem ajudar a criar um plano de aposentadoria personalizado e adaptado às suas necessidades e objetivos específicos.
1. Comece o quanto antes:
Quanto mais cedo você começar a poupar e investir para a aposentadoria, maior será o tempo disponível para o crescimento dos seus investimentos.
Na hora de investir dinheiro, os homens são mais emocionais do que as mulheres ao tomar decisões, e isso faz com que seu desempenho financeiro seja pior. E isso é mais verdade em momentos de alta volatilidade no mercado, como vimos nos últimos três anos.
Terrance Odean, professor de finanças da Universidade da Califórnia, conduziu um estudo de sete anos sobre escolhas de ações. Ele constatou que a rentabilidade das carteiras de ações das mulheres superou a rentabilidade das carteiras dos homens em 4,6%. Isso indica que elas tendem a tomar decisões de investimento mais racionais e bem fundamentadas.
Leia também:
- Evite estes 3 erros ao diversificar seu portfólio de investimentos
- 3 maneiras simples de melhorar um relacionamento de longa data
O consultor de investimentos Adam Hennick conduziu um estudo sobre o tema no Canadá. Ele descobriu que os homens eram mais propensos que as mulheres a comprar ações com base em “intuição” ou “pressentimento”, na proporção de 13,7% dos homens ante 7,5% das mulheres. Além disso, 34,2% dos homens comprariam ativos com base em recomendação de um amigo, em comparação com 27,8% das mulheres que o fariam.
Quando se trata de dinheiro, os homens dizem ser mais confiantes do que as mulheres. No entanto, o estudo de Hennick descobriu que 69,2% dos investidores de alta renda do sexo masculino se arrependeram de decisões baseadas em emoção.
O tempo também é uma variável importante. Investir com pressa pode levar a decisões precipitadas, que não avaliam os prós e os contras. Isso frequentemente leva a arrependimentos posteriores. E as pesquisas mostram que elas tendem a tirar um tempo para pensar e fazer pesquisas antes de tomar decisões com quantias relevantes. Já os investidores esperam menos e são menos propensos a questionar suas decisões.
Uma pesquisa realizada em 2021 no Reino Unido constatou que a participação das mulheres em investimentos on-line em ações era de 29%, muito menor que os 47% de participação dos homens. O excesso de confiança pode levar os homens a fazer mais transações e a pesquisar menos, obtendo menos retorno. As mulheres, por outro lado, obtiveram melhores retornos ao economizar em custos de transação e impostos sobre ganhos de capital. Fazer compras de forma mais tranquila pode, na verdade, aumentar seu retorno a longo prazo.
A pesquisa comprova que equilibrar as emoções com as finanças impede de tomar uma atitude impulsiva nos investimentos, sem realmente considerar os custos. Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser melhores nos investimentos é simplesmente que as emoções tendem a ser menos estranhas para elas. Ao lidar com o que você está sentindo, você pode se proteger melhor para saber quando e como essas emoções o controlam e afetam sua conta bancária.