A startup de Elon Musk para chips cerebrais, Neuralink, levantou US$ 280 milhões em uma rodada de financiamento liderada pelo Founders Fund, do empresário Peter Thiel, meses depois de obter aprovação para seu primeiro teste clínico em humanos.
A empresa não revelou a avaliação com a qual os recursos foram captados. Em junho, a Reuters noticiou que a companhia estava avaliada em cerca de US$ 5 bilhões.
“Estamos extremamente entusiasmados com este próximo capítulo na Neuralink”, disse a empresa na plataforma de mídia social X, também controlada por Musk.
Funcionários da Neuralink disseram à Reuters no ano passado que a empresa estava apressando e comprometendo cirurgias em macacos, porcos e ovelhas, resultando em mais mortes de animais do que o necessário, à medida que Musk pressionava a equipe a obter a aprovação da agência reguladora norte-americana FDA.
Os experimentos em animais geraram dados destinados a apoiar o pedido da empresa para testes em humanos, disseram as fontes.
Em maio, parlamentares dos Estados Unidos defenderam que reguladores investiguem se a composição do painel que supervisiona os testes em animais na Neuralink contribuiu para a realização de experimentos apressados e malfeitos, após a Reuters noticiar possíveis conflitos financeiros de seus membros.