Dois nomes históricos da indústria relojoeira se tornaram parceiros. A icônica marca suíça de alta relojoaria Rolex adquiriu a Bucherer, uma das maiores varejistas de relógios do mundo.
Em comunicado, a Rolex disse que a Bucherer seguirá com o mesmo nome e continuará a operar como uma empresa independente.
A decisão de comprar a Bucherer, segundo a Rolex, foi tomada depois que Jörg Bucherer, presidente da varejista e líder da terceira geração da empresa familiar, estava considerando vender a empresa devido à ausência de descendentes diretos.
“Essa medida reflete o desejo da marca com sede em Genebra de perpetuar o sucesso da Bucherer e preservar os estreitos laços de parceria que ligam ambas as empresas desde 1924”, afirmou a Rolex no comunicado.
A aquisição ainda precisa da aprovação das autoridades regulatórias suíças.
A Bucherer é uma varejista multimarcas internacional de relógios e joias, com lojas na Suíça, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Dinamarca e Áustria. A rede tem passado por um grande processo de expansão no mercado dos EUA, que inclui a recente reabertura do TimeDome, em Las Vegas, a maior loja de varejo de relógios da América do Norte. A Bucherer possui mais de 100 pontos de venda em todo o mundo, dos quais 53 distribuem a marca Rolex e 48 distribuem a marca Tudor, empresa irmã da Rolex.
Leia também:
- Os 5 relógios Rolex mais caros de todos os tempos
- Valorização dos relógios de luxo em cinco anos supera a das ações
“Isso vai mudar drasticamente agora”, diz Alexander Linz, do WatchAdvisor, um canal no YouTube especializado sobre relógios e a indústria. “Não há por que a Rolex não colocar seus relógios em todas as 100 lojas. Não será amanhã, mas vai acontecer”, completa.
Além disso, Linz afirma que a aquisição provavelmente permitirá à Rolex vender seus relógios mais procurados exclusivamente nas lojas Bucherer — apesar de a empresa ter declarado que o relacionamento com os demais varejistas de sua rede de vendas não vai mudar.
Linz afirma que Jean-Frédéric Dufour, CEO da Rolex, “é um dos gestores mais brilhantes do setor” e que a aquisição é uma grande vitória para a marca de relógios.
A Rolex, em comunicado, afirma que a equipe administrativa da Bucherer permanecerá inalterada: “O grupo Rolex está convencido de que esta aquisição é a melhor solução não só para as suas próprias marcas, mas também para todas as marcas parceiras de relógios e joias, bem como para todos os funcionários do grupo Bucherer”.
Veja os relógios lançados pela Rolex neste ano:
-
Divulgação/Rolex Cosmograph Daytona
Relógio icônico por excelência, o Oyster Perpetual Cosmograph Daytona é apresentado com novas versões por ocasião de seu 60° aniversário. Seu exterior foi redesenhado, e certos detalhes foram sutilmente retrabalhados. Quanto ao seu novo mecanismo, o calibre 4131, ele incorpora importantes inovações feitas pela marca e ostenta pontes com a decoração Côtes de Genève Rolex.
-
Divulgação/Rolex 1908
Elegante, clássico e incontestavelmente contemporâneo, o Perpetual 1908 é uma extensão da ousadia original da Rolex. Sua fina caixa se distingue por suas linhas graciosas, uma luneta abaulada e sutilmente canelada, e um fundo transparente. Em seu interior pulsa o calibre 7140, um mecanismo inédito que se destaca por seu design inovador e sua decoração Côtes de Genève Rolex sobre as pontes.
-
Divulgação/Rolex Yacht‑Master 42
Relógio náutico de referência, o Oyster Perpetual Yacht‑Master 42 está disponível pela primeira vez em titânio RLX, uma liga particularmente robusta e leve ao mesmo tempo, e vem acompanhado de uma pulseira Oyster. Esta nova modalidade ostenta acabamentos que combinam polimento, brilho e técnica de acetinagem, demonstrando a excelência do know-how da Rolex também em matéria de finalizações.
-
Divulgação/Rolex Sky-Dweller
O Oyster Perpetual Sky-Dweller foi renovado, apresentando melhorias estéticas e técnicas. Uma versão em ouro branco 18 quilates, acompanhada de uma pulseira Oysterflex, fez especialmente seu ingresso na linha. Entre os relógios apresentados, a modalidade em versão Rolesor branco é dotada de um mostrador verde-menta, enquanto aquela em ouro Everose 18 quilates possui um mostrador azul-esverdeado, uma nova tonalidade. Além disso, o Sky-Dweller adotou um mecanismo otimizado, o calibre 9002.
-
Anúncio publicitário -
Divulgação/Rolex GMT‑Master II
O Oyster Perpetual GMT‑Master II se recobre de ouro amarelo 18 quilates, com uma primeira modalidade em versão Rolesor amarelo e uma segunda modalidade inteiramente produzida nesse metal precioso. Em ambas sobrepõe-se uma luneta com disco Cerachrom bicolor em cerâmica cinza – uma nova tonalidade – e preta. Elas vêm acompanhadas exclusivamente de uma pulseira Jubilee e, em seu mostrador, a inscrição “GMT‑Master II” é feita em amarelo poudré.
-
Divulgação/Rolex Explorer 40
A linha Explorer foi enriquecida com um novo modelo, o Oyster Perpetual Explorer 40. Fabricado em aço Oystersteel, ele possui um diâmetro de 40 mm. Fiel à versão original lançada em 1953, ele ostenta em seu mostrador laqueado preto os algarismos 3, 6, 9 e os ponteiros Profissionais indissociáveis da identidade deste relógio, que personifica o espírito de aventura e a perseverança.
-
Divulgação/Rolex Oyster Perpetual
Cores fervilhantes, uma estética pop, emoção em movimento. O Oyster Perpetual 31, o Oyster Perpetual 36 e o Oyster Perpetual 41 ganharam um novo motivo em seus mostradores. Composto de balões de diferentes tamanhos e circundados de preto, esse motivo retoma as cores luminosas dos mostradores laqueados apresentados em 2020: rosa candy, azul-turquesa, amarelo, vermelho-coral e verde.
-
Divulgação/Rolex Day-Date 36
O Oyster Perpetual Day-Date 36 é oferecido com mostradores luminosos em pedra ornamental, cujas cores exuberantes evocam a atmosfera das costas mediterrâneas. O mostrador é recortado em aventurina verde na primeira modalidade apresentada, fabricada em ouro Everose 18 quilates; em cornalina na segunda, produzida em ouro amarelo 18 quilates; e em turquesa na terceira, feita de ouro branco 18 quilates.
-
Divulgação/Rolex Day-Date 36
Com três versões do Day-Date 36, a Rolex traz um toque criativo inesperado a um de seus modelos icônicos. Ao exibir uma nova emoção a cada dia, o relógio traz um elemento de espontaneidade à vida diária do usuário e permite que ele invista na leitura do tempo com sua mudança de humor.
A Rolex revisita o Oyster Perpetual Day-Date 36 com criatividade e uma pitada de ousadia: três modalidades inéditas, produzidas em ouro amarelo, branco ou Everose 18 quilates, exibem a cada dia uma palavra-chave inspiradora em inglês, na abertura às 12h, e um emoji exclusivo na abertura às 3h. Seu mostrador, fabricado em esmalte champlevé, apresenta um motivo inspirado num quebra-cabeça e, no lugar dos indicadores, dez safiras com lapidação baguette em seis tonalidades diferentes.
Cosmograph Daytona
Relógio icônico por excelência, o Oyster Perpetual Cosmograph Daytona é apresentado com novas versões por ocasião de seu 60° aniversário. Seu exterior foi redesenhado, e certos detalhes foram sutilmente retrabalhados. Quanto ao seu novo mecanismo, o calibre 4131, ele incorpora importantes inovações feitas pela marca e ostenta pontes com a decoração Côtes de Genève Rolex.