A venda de um negócio marca um grande evento na vida. É emocional, estressante e empolgante ao mesmo tempo. E, infelizmente, muitas vezes, é trabalhoso. A maioria dos proprietários de empresas só passará pelo processo de vender um negócio uma vez na vida. Muitos proprietários de empresas não estão preparados e correm o risco de deixar dinheiro na mesa como resultado. Com muitos empresários dependendo da venda para financiar sua aposentadoria e metas financeiras ao longo da vida, acertar desde o início é fundamental. Aqui estão dicas de especialistas sobre o que fazer (e não fazer) ao vender um negócio.
Dicas sobre o que fazer (e não fazer) ao vender um negócio:
-
Jordan Lye/ Getty Images Não venda com prazo apertado:
Infelizmente, quando os proprietários de empresas desejam vender com um prazo apertado, eles podem ter menos opções para sair. Não é incomum que alguns compradores queiram que o proprietário e/ou membros da equipe de gerenciamento permaneçam por um período para ajudar na transição. Se houver um “earn-out” (acordo de ganhos), geralmente exigirá que o vendedor permaneça na empresa por um tempo para receber o valor total da compra.
-
Tom Werner/Getty Images Faça uma avaliação agora:
Corretores de negócios frequentemente recomendam fazer uma avaliação anos antes de esperar vender a empresa. Os especialistas da empresa de consultoria BayState Business dizem que isso ajuda a “moldar seu cronograma e qualquer planejamento financeiro que precisa ser concluído antes da venda”.
Compreender o valor justo de mercado da empresa é fundamental para definir expectativas para o vendedor, mas entender os fatores que impulsionam a avaliação pode ajudar a aumentar o preço de venda ao longo do tempo. “Um corretor de negócios pode aconselhá-los sobre coisas que podem torná-lo mais vendável nos próximos anos”, disse a especialista Sarah Grossman.
-
SimpleImages/Getty Images Contrate um profissional:
Segundo especialistas, o maior erro ao vender a empresa é não conduzir um processo competitivo.
Nem todas as empresas serão capazes disso, mas as que podem e não fazem deixarão dinheiro na mesa. Por isso obter ajuda profissional é crucial.
É comum que os vendedores sejam abordados diretamente por concorrentes, mas trabalhar com profissionais garante ganhar o máximo.
O time de consultoria pode incluir um consultor de fusões e aquisições, contadores, e consultores tributários e um advogado de transações. No lado pessoal, seu consultor financeiro, advogado de planejamento patrimonial e consultor fiscal devem estar envolvidos durante todo o processo.
Não venda com prazo apertado:
Infelizmente, quando os proprietários de empresas desejam vender com um prazo apertado, eles podem ter menos opções para sair. Não é incomum que alguns compradores queiram que o proprietário e/ou membros da equipe de gerenciamento permaneçam por um período para ajudar na transição. Se houver um “earn-out” (acordo de ganhos), geralmente exigirá que o vendedor permaneça na empresa por um tempo para receber o valor total da compra.
Conheça quais profissionais devem constar na sua equipe:
- Corretor/Consultor de Fusões e Aquisições (M&A):
Corretores de negócios e consultores M&A frequentemente desempenham funções semelhantes, embora o tamanho do negócio, a complexidade e a abrangência geográfica sejam tipicamente maiores para consultores de fusões e aquisições. Ambos os profissionais frequentemente ajudam os vendedores com a avaliação, a busca/seleção de compradores em potencial, aconselham sobre a estrutura e os termos do acordo, etc.
Corretores de negócios e consultores M&A normalmente só recebem remuneração por seus esforços como uma porcentagem do preço de venda quando o negócio é concluído.
Leia também:
- 10 dicas para empreender com sucesso
- Dicas para se tornar um grande empreendedor
- 10 dicas de empreendedoras para deixar o emprego e montar um negócio
- Equipe de impostos e contabilidade:
Funções essenciais para qualquer empresa, sim, mas lembre-se de que a venda de uma companhia funciona de maneira diferente do habitual. Trabalhe com sua equipe de impostos e contabilidade com antecedência para organizar e preparar demonstrações financeiras, projeções e métricas importantes.
- Assessores legais:
Considere a contratação de um advogado que trabalhe regularmente em negociações para ajudar na venda de sua empresa. Um advogado de M&A experiente saberá coisas como quais termos legais devem estar no contrato (ou fora dele). E também como proteger seus interesses e priorizar seus objetivos.
- Consultor financeiro:
Seu consultor financeiro pessoal também desempenhará um papel fundamental na venda de sua empresa. Os proprietários geralmente têm a maior parte de seu patrimônio líquido investido na empresa. Considere trabalhar com um consultor de riqueza súbita que se concentre em ajudar indivíduos que passam por um evento de liquidez transformador.
Certifique-se de envolvê-lo em discussões sobre os termos do acordo também. Seu consultor pode ajudar a determinar quanto dinheiro você precisa no fechamento e se deve considerar os prós e contras de acordos como uma venda parcelada. E no fechamento, ele pode ajudá-lo a determinar o que fazer com o dinheiro da venda de seu negócio.
- Consultor fiscal:
Um consultor fiscal pode ajudar a analisar as implicações fiscais de diferentes estruturas de transação e sua possível responsabilidade fiscal sob diferentes cenários. Ter um profissional experiente ao seu lado pode ajudá-lo a tomar decisões informadas que minimizem sua carga tributária durante a venda de sua empresa.