A Tesla (TSLA.O) está fazendo recall de pouco mais de 2 milhões de veículos nos Estados Unidos equipados com seu sistema avançado de direção autônoma Autopilot para instalar novos recursos de segurança. A Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário (National Highway Traffic Safety Administration, NHTSA) vem investigando a montadora do bilionário Elon Musk há mais de dois anos para saber se os veículos da Tesla garantem adequadamente que os motoristas prestem atenção ao usar o piloto automático.
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O maior recall da Tesla parece abranger quase todos os seus veículos nas estradas dos EUA. A Tesla informou que os controles do sistema de software do piloto automático “podem não ser suficientes para evitar usos indevidos pelos motoristas” e podem aumentar o risco de um acidente. As ações da montadora caíram 3,4% na tarde de quarta-feira, para US$ 228,97.
A administradora em exercício da NHTSA, Ann Carlson, em uma audiência na Câmara dos EUA na quarta-feira, elogiou a Tesla por concordar com o recall. “Os motoristas nem sempre prestam atenção quando o sistema está ligado”, disse. Carlson acrescentou que a agência abriu uma investigação de segurança em agosto de 2021 após diversos acidentes fatais envolvendo o uso do piloto automático.
Piloto automático
O piloto automático da Tesla destina-se a permitir que os carros dirijam, acelerem e freiem automaticamente dentro de sua faixa, enquanto o piloto automático aprimorado pode ajudar na mudança de faixa nas rodovias, mas não os torna autônomos.
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Um componente do piloto automático é o Autosteer, que mantém uma velocidade definida ou distância de seguimento e funciona para manter o veículo em sua faixa de rodagem.
A Tesla disse que não concorda com a avalição da NHTSA, mas que implantará uma atualização de software que “incorporará controles e alertas adicionais aos já existentes nos veículos afetados para encorajar ainda mais o motorista a aderir à sua responsabilidade de direção contínua sempre que o Autosteer for noivo.”
Questionada pela Reuters, a empresa não respondeu se o recall seria realizado fora dos Estados Unidos nem ofereceu detalhes mais precisos sobre as novas proteções. Não está imediatamente claro se a China exigirá um recall pela mesma questão.
Um porta-voz do Ministério dos Transportes italiano não tinha conhecimento de ações semelhantes sendo tomadas na Itália. Os reguladores na Alemanha disseram que estão investigando a questão.
Mau uso pelos motoristas
A NHTSA abriu sua investigação de piloto automático em agosto de 2021 depois de identificar mais de uma dúzia de acidentes em que veículos Tesla atingiram veículos de emergência parados. A agência descobriu que “o design do sistema de piloto automático da Tesla pode fornecer envolvimento inadequado do motorista e controles de uso que pode levar ao mau uso.” A NHTSA revisou 956 incidentes em que o piloto automático estava em uso, e se concentrou em 322 acidentes.
Bryant Walker Smith, professor de direito da Universidade da Carolina do Sul que estuda questões de transporte, disse que a solução apenas de software será bastante limitada. O recall “realmente parece atribuir muita responsabilidade aos motoristas humanos, em vez de um sistema que facilita o mau uso”.
A Tesla vai atualizar 2,03 milhões de veículos dos modelos S, X, 3 e Y nos Estados Unidos, incluindo versões desde 2012. A atualização, baseada no hardware do veículo, incluirá maior destaque de alertas visuais na interface do usuário, simplificando o envolvimento e desligamento do Autosteer e verificações adicionais ao ativar o Autosteer.
Recall em fevereiro
A Tesla fez recall 362 mil veículos dos EUA em fevereiro para atualizar seu software FSD Beta, após a NHTSA ter informado que os veículos não cumpriam adequadamente as leis de segurança no trânsito e poderiam causar acidentes.
A NHTSA encerrou uma investigação anterior sobre o piloto automático em 2017 sem tomar qualquer ação. O National Transportation Safety Board (NTSB) criticou a Tesla pela falta de proteção do sistema para o piloto automático e a NHTSA por não garantir a segurança do piloto automático.
O representante democrata dos EUA, Jan Schakowsky, disse: “já passou da hora de controlar os perigosos sistemas de direção avançados da Tesla” e elogiou a NHTSA por tomar “ações para proteger todos os usuários das estradas do uso indevido desses sistemas”.