Bom dia. Estamos na quarta-feira, 5 de junho.
Cenários
Os investidores foram surpreendidos na véspera com a divulgação de dados de emprego nos Estados Unidos mais fracos do que o esperado. O relatório JOLTs, equivalente ao Caged brasileiro, mostrou uma desaceleração nas contratações.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Em abril a economia americana abriu 8,06 milhões de vagas, bastante abaixo da mediana das expectativas, que era de 8,37 milhões. E o número de contratações de março foi revisado para baixo. Caiu para 8,36 milhões, ante os 8,49 milhões anteriores.
Para esta quarta-feira, os investidores esperam a divulgação do índice de emprego ADP. Calculado pela tradicional empresa de processamento de dados, que elabora as folhas de pagamento de centenas de milhares de empresas americanas, o índice ADP é um bom indicador da demanda por mão de obra no setor privado. A estimativa para maior é da abertura de 173 mil vagas, abaixo das 192 mil abertas em abril.
Perspectivas
Os investidores e os diretores do Federal Reserve (FED), o banco central americano, estão no aguardo de indicadores de desaceleração na economia para poder contar com uma queda dos juros nos Estados Unidos. Sinais de emprego em queda são um indicador poderoso nesse sentido. No entanto, se os números mostrarem que a demanda por trabalho segue aquecida, isso indicará juros em alta por mais tempo.
Indicadores
- Brasil
Produção industrial (Abr)
Esperado: + 0,3%
Anterior: + 0,9%
Produção industrial (12m)
Esperado: + 8,3%
Anterior: – 2,8%
- Estados Unidos
Variação de empregos ADP (Mai)
Esperado: 173 mil
Anterior: 192 mil
PMI setor de serviços (Mai)
Esperado: 54,8
Anterior: 51,3