Bom dia. Estamos na quarta-feira, 10 de julho.
Cenários
Após dois pregões com liquidez reduzida devido ao feriado no Estado de São Paulo (dia da Revolução Constitucionalista), os negócios voltam ao normal. E o movimento do dia deverá ser pautado pela inflação de junho, a ser divulgada nesta manhã.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deverá relevar uma aceleração da inflação no mês passado. Pela mediana das expectativas do mercado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mensal deve desacelerar para 0,32%, ante os 0,46% de maio. No entanto, o acumulado em 12 meses deve acelerar para 4,35%, ante os 3,93% registrados nos 12 meses até maio.
Perspectivas
O IPCA de junho deverá alinhar as expectativas dos investidores para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), agendado para os dias 30 e 31 de julho.
O discurso do Banco Central (BC) ao longo das últimas semanas tem sido consistentemente austero, devido à elevação sistemática das projeções de inflação e devido também à desancoragem das expectativas por parte dos agentes económicos. Por isso, uma inflação diferente das expectativas poderá ter um impacto profundo nos preços dos ativos.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Indicadores
- Brasil
IPCA (jun)
Esperado: 0,32%
Anterior: 0,46%
IPCA (12m)
Esperado: 4,35%
Anterior: 3,93%
- Estados Unidos
Discurso de Jerome Powell na Câmara dos Deputados