Analistas consultados pelo Banco Central elevaram ligeiramente as expectativas para a alta do IPCA e o crescimento do PIB neste ano. Ao mesmo tempo, mantiveram novamente a projeção de manutenção da Selic em 2024. É o que revela a mais recente pesquisa Focus, divulgada nesta segunda-feira (2).
O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, mostrou que o IPCA agora deve subir 4,26% neste ano. Na semana anterior, a previsão era de avanço de 4,25%. Já em 2025, a projeção é de alta de 3,92%, de 3,93% anteriormente.
Leia também
A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda que o crescimento do PIB agora é projetado em 2,46% em 2024, ante 2,43% há uma semana. É a terceira semana consecutiva de melhora no indicador. Para o próximo ano, a expectativa é de aumento de 1,85%, de 1,86% antes.
Além disso, a mediana das projeções dos analistas apontou que o BC irá manter a taxa Selic no nível atual de 10,50% ao ano, até o fim de 2024. A previsão segue a mesma pela 11ª semana consecutiva. Para 2025, a taxa básica de juros deve cair a 10,00%.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Vários membros do BC, incluindo o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, e o diretor de Política Econômica, Gabriel Galípolo, têm sinalizado que não hesitarão em elevar os juros a fim de não perder de vista o compromisso do BC com o regime de metas de inflação.
No entanto, o BC foi incisivo ao afirmar que há o entendimento por parte do colegiado de que “existe hoje um prêmio de risco na parte curta da curva de juros que não é compatível com a mensagem que foi transmitida na ata e nas comunicações.”
Para Étore Sanchez, da Ativa Investimentos, o BC mostrou que a necessidade de subir a Selic não está clara. Além disso, se isso ocorrer, o aumento não se iniciará ao ritmo de 0,50 ponto percentual (pp), diz.