Bom dia. Estamos na segunda-feira, 23 de setembro.
Cenário
A semana começa com os investidores atentos aos desdobramentos das decisões tomadas na semana passada pelo Banco Central (BC) e pelo Federal reserve (FED), o banco central americano.
Leia também
Rememorando. No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) confirmou as projeções do mercado e elevou a Selic em 0,25 ponto percentual para 10,75% ao ano. Nos Estados Unidos, o Federal Open Market Committee (Fomc) foi mais agressivo do que se esperava e reduziu os juros em 0,50 ponto percentual, para a faixa entre 4,75% e 5,00% ao ano.
Agora, a expectativa dos investidores é de mais altas de juros no Brasil e novos cortes de taxas nos Estados Unidos. A pergunta, porém, é: qual a profundidade e qual a intensidade dessas alterações? É isso que o mercado espera poder concluir nesta semana.
Perspectivas
Haverá mais informações. Na terça-feira (24) será divulgada a Ata da reunião do Copom. No mesmo dia, devem discursar diversos diretores do Federal Reserve (FED): Raphael Bostic, presidente do FED de Atlanta. Austan Goolsbee, presidente do Fed de Chicago, e Neel Kashkari, presidente do FED de Minneapolis. A expectativa é que a Ata do Copom e os vários pronunciamentos ofereçam uma visão melhor do futuro dos juros no Brasil e nos EUA.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Indicadores
- Brasil
Relatório Focus
- Estados Unidos
PMI setor de serviços (Set)
Esperado: 55,3
Anterior: 55,7
PMI indústria (Set)
Esperado: 48,6
Anterior: 47,9