Bom dia. Estamos na terça-feira, 17 de setembro.
Cenários
Começam nesta terça-feira as reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) e do Federal Open Market Committee (Fomc), seu equivalente americano. No caso do Brasil, o cenário é relativamente mais claro. Há uma certeza quase absoluta de que a taxa Selic vai subir. E uma grande certeza de que essa alta será de 0,25 ponto percentual, levando os juros referenciais da economia brasileira para 10,75% ao ano.
Leia também
Já nos Estados Unidos a incerteza é maior. Por um lado, está praticamente garantido que o Fomc vai reduzir os Fed Funds, juros referenciais americanos, atualmente na faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano. No entanto, o mercado está dividido sobre o tamanho dessa redução. Há dois cenários mais prováveis. Um corte moderado de 0,25 ponto percentual, ou um corte mais abrupto de 0,50 ponto percentual.
Perspectivas
Apesar de a diferença parece pouco relevante em termos absolutos, ela terá um impacto profundo nas expectativas e nos preços dos ativos a nível global. Um corte mais suave indica que a autoridade monetária americana não espera uma queda abrupta da inflação. E também indica que o FED avalia que o mercado de trabalho aquecido e os indicadores robustos de demanda podem manter a inflação pressionada por mais tempo.
Esse corte mais suave torna menos prováveis novas altas das ações americanas e representa um alívio menor para economias emergentes, Brasil entre elas. Juros elevados por mais tempo elevam a atratividade do mercado americano para investidores, reduzindo o fluxo de investimentos financeiros para os demais países.
Já um corte mais abrupto pode ter a capacidade de destravar valor nos mercados, sustentando valorizações globais nos mercados acionários.
Apesar de não se esperar um retorno da liquidez e das taxas de juros globais aos níveis imediatamente posteriores à pandemia, o fato de a inflação nos Estados Unidos estar caminhando de volta à meta permite esperar uma normalização das políticas monetárias e dos fluxos de investimento.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Indicadores
- Brasil
IGP-10 (Set)
Esperado: ND
Anterior: 0,7%
- Estados Unidos
Vendas no varejo (Ago)
Esperado: – 0,2%
Anterior: + 1,0%
Núcleo das vendas no varejo (Ago)
Esperado: + 0,2%
Anterior: + 0,4%