A volta do feriado foi com tensão para o mercado brasileiro. Não só o tão aguardado pacote fiscal do governo federal ainda parece longe de ser anunciado, o cenário geopolítico também não ajudou.
A Rússia utilizou pela primeira vez — em mais de dois anos de guerra — um míssil intercontinental capaz de ataques nucleares. Apesar do ataque ter sido feito com o uso de ogivas comuns, o temor é que o conflito escale para uma guerra nuclear.
Leia também
Com isso, o petróleo teve forte alta de 2%. O Ibovespa, no entanto, não conseguiu pegar o impulso das commodities. O principal índice da bolsa brasileira segue de olho em Brasília e o resultado foi uma queda de 0,99%, aos 126.922 pontos. As bolsas americanas, no entanto, fecharam no azul.
O dólar à vista fechou em alta, com o olhar voltado para a tensão geopolítica no leste europeu. Hoje, o avanço foi de 0,76%, a R$ 5,8117.
Destaques corporativos
- Com a expectativa de que o processo de recuperação judicial que corre nos Estados Unidos pode ser encerrado em breve, as ações da Gol (GOLL4) saltaram 13,33% no pregão desta quinta-feira. Na máxima do dia, os papéis chegaram a avançar mais de 20%.
- Na ponta contrária da tabela, as ações AMER3, da Americanas, recuaram 16,70%. Na semana passada, os papéis avançaram cerca de 200% após os resultados do terceiro trimestre de 2024 mostrarem o avanço previsto do acordo de recuperação judicial da empresa. Após a alta exacerbada, um movimento de queda já era esperado pelo mercado.
- No exterior, a forte oscilação ficou por conta da Nvidia. Os investidores ficaram decepcionados com uma projeção de receita abaixo do inicialmente esperado pelo mercado. Os papéis, no entanto, conseguiram reverter a tendência inicial de queda.