Tic, tac, tic, tac, tic. O barulho do tempo passando é o único que se ouve nos corredores do mercado financeiro. Os investidores aguardam ansiosamente novidades sobre o pacote fiscal que está há semanas sendo discutido pelo governo.
Não foi na sessão desta terça-feira (12) que as respostas vieram. Por isso, o dia foi mais uma vez marcado por um apetite limitado por risco. Os investidores também repercutiram a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que endureceu o tom e consolidou apostas de juros ainda mais altos no país.
Leia também
Nem mesmo Wall Street conseguiu ajudar. Depois de cinco altas consecutivas, as bolsas americanas interromperam o rali e fecharam a sessão em queda.
O Ibovespa teve perdas de 0,14%, aos 127.698 pontos. Já o dólar à vista fechou praticamente estável, em leve alta de 0,04%, a R$ 5,7735.
A Petrobras (PETR3) foi uma das responsáveis por segurar a queda do Ibovespa, com uma alta de quase 2%.
Fiscal x Copom
Em mais um dia com pouca ou nenhuma novidade sobre o andamento do pacote fiscal do governo federal, a ata do Copom reforçou a sua preocupação com a desancoragem das expectativas de inflação — indicar que é impactado pela demora na apresentação de um projeto para as contas públicas.
No documento divulgado nesta manhã, o colegiado do Banco Central afirmou que uma Selic acima do que vem sendo precificado até o momento pode se tornar uma realidade.
“A desancoragem das expectativas de inflação é um fator de desconforto comum a todos os membros do Comitê”, disse o BC na ata. “Uma deterioração adicional das expectativas pode levar a um prolongamento do ciclo de aperto da política monetária.”
Para Leonardo Costa, economista do ASA, o tom adotado pelo Banco Central foi mais duro do que o comunicado divulgado na última quarta-feira (06).
“[Eles] argumentaram sobre o possível impacto da política fiscal sobre as variáveis macroeconômicas, com implicação de juro neutro mais elevado. Além disso, seguem reforçando a necessidade de queda nas expectativas de inflação, o que sugere juro elevado por mais tempo”, explica o economista. O ASA não descarta a possibilidade de que o ciclo de aperto monetário acelere para altas de 0,75 ponto percentual.
Noticiário corporativo
- Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
- A Vale (VALE3) teve mais um dia de queda, ainda repercutindo a pressão sobre o minério de ferro que vem desde a semana passada. Hoje a queda foi de 2,27%.
- Fora do Ibovespa, a Oi, em recuperação judicial e sujeita a fortes oscilações, recuou 60%.