Bom dia. Estamos na segunda-feira, 27 de janeiro.
Cenários
A semana começa com as expectativas dos investidores sobre as reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) e de seu equivalente americano, o Federal Open Market Committee (Fomc). Ambas vão ocorrer nas mesmas datas, começando na terça-feira (28) e acabando na quarta-feira (29).
Leia também
Começando pelos Estados Unidos. Segundo os especialistas do Bank of America (BofA), a reunião desta semana será um marco transitório.
As perspectivas para a inflação americana neste ano não são positivas. Em dezembro de 2024, o banco central americano foi firme ao afirmar que as perspectivas para a economia não garantiam um afrouxamento da política monetária. Por isso, o Fomc provavelmente deve ficar em compasso de espera e manter as taxas de juros inalteradas.
No caso do Copom, os dados justificam a elevação de um ponto percentual na taxa Selic, que havia sido “contratada” na reunião de dezembro.
Na sexta-feira (24) a prévia da inflação de janeiro medida pelo Índice (IPCA-15) indicou uma alta de 0,11% dos preços em janeiro. O resultado ficou abaixo dos 0,34% de dezembro, mas foi maior do que o esperado. A expectativa era de uma deflação de 0,03%. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 4,50%, abaixo dos 4,71% nos 12 meses imediatamente anteriores, mas rigorosamente no teto da meta de inflação.
Perspectivas
Na sexta-feira (24) o CME FedWatch Tool indicava uma probabilidade de 99,5% de manutenção dos juros referenciais (Fed Funds) no intervalo atual entre 4,25% e 4,50% ao ano.
Nessa mesma data, as opções de Copom negociadas na B3 indicavam 97% de probabilidade de alta de um ponto percentual na Selic. E uma alternativa pouco representativa de 2,5% de uma alta de 1,5 ponto percentual.
A Selic está em 12,25% ao ano e já está “contratada” uma escalada para 14,25% aé março. O aperto nos juros não vai parar por aí e o mercado não descarta uma selic “terminal”, quando o Banco Central (BC) parar de subir os juros, de cerca de 16% ao ano.
Indicadores
- Brasil
Relatório Focus
Receita Tributária Federal (Dez)
Esperado: ND
Anterior: R$ 209,22 bilhões
- Estados Unidos
Venda de casas novas (Dez)
Esperado: 669 mil
Anterior: 664 mil