
Bom dia. Estamos na terça-feira, 25 de fevereiro.
Cenários
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o IPCA-15 de fevereiro na manhã desta terça-feira (25). Segundo a mediana das expectativas dos investidores, a prévia da inflação “oficial” deve acelerar para 1,34% em fevereiro ante apenas 0,11% em janeiro. A inflação pelo IPCA cheio no mês ficou em 0,16%.
No acumulado em 12 meses até fevereiro, a mediana das expectativas indica inflação de 5,09% ante 4,50% nos 12 meses até janeiro. No entanto, há uma dispersão razoável nas projeções dos especialsitas, que variam de um mínimo de 4,28% um máximo de 5,27%.
A alta nas projeções de inflação deve-se ao aumento de preços em dois itens relevantes, a energia elétrica e os combustíveis. No caso da eletricidade, os preços deverão subir devido à reversão do “bônus de Itaipu”, uma distribuição de resultados da empresa binacional que reduziu as contas de eletricidade em janeiro. E no caso dos combustíveis, a entrada em vigor da alíquota mais elevada do imposto estadual ICMS.
Além disso, como ocorre em fevereiro, deve haver o impacto das mensalidades escolares. Em geral, os preços das escolas privadas são reajustados uma vez por ano, em janeiro ou fevereiro, por isso o impacto do reajuste ocorre de uma só vez, em vez de ser diluído ao longo dos 12 meses. Educação também é um componente importante, o que tende a pressionar a inflação em fevereiro.
Perspectivas
Apesar de os investidores já aguardarem um aumento no IPCA-15 (que deve indicar um aumento no IPCA “cheio”), a atenção estará voltada para a decomposição do índice, para ver qual o impacto da energia, dos combustíveis e das mensalidades escolares nos preços. A inflação segue elevada e rodando acima das metas, o que justifica altas de juros para além do aumento de 1 ponto percentual contratado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na reunião de março.
Na Ata da reunião de janeiro, o Copom afirmou que o cenário para a inflação de curto prazo é “adverso”, com destaque para a alta dos preços de alimentos, influenciados pela estiagem e o ciclo do boi e com tendência de propagação. Os bens industriais são pressionados pelo câmbio. Agora, energia e combustíveis entram nessa equação também.
Indicadores
- Brasil
IPCA-15 (Fev)
Esperado: 1,34%
Anterior: 0,11%
IPCA-15 (12m)
Esperado: 5,09%
Anterior: 4,50%
- Estados Unidos
Confiança do Consumidor Conference Board (Fev)
Esperado: 102,7
Anterior: 104,1