O The Negotiation Institute (TNI) foi fundado em 1966 e, desde então, atende – entre outros públicos -, mães trabalhadoras em entidades corporativas, governamentais, educacionais e sem fins lucrativos para ajudá-las a negociar melhor. Eles têm programas de treinamento personalizados e especialistas do setor em negociação, resolução de conflitos, liderança, apresentação e comunicação, para citar alguns. “O Instituto desenvolveu e definiu o primeiro método para ensinar as pessoas a negociar e, desde então, tornou-se a base para todo o treinamento de negociação corporativa e acadêmica que existe hoje”, diz o presidente Jack Simony.
Leia mais: Medalhista olímpica do vôlei cria Gaming Parque na Rocinha
Quando Simony se tornou presidente em 2009, os avanços na participação das mulheres na força de trabalho pararam. “Comecei a pesquisar o assunto e descobri como homens e mulheres negociavam de maneira diferente – até mesmo os momentos em que as negociações ocorreriam.” diz, que observou que certas ferramentas e técnicas praticadas em simulações eram eficazes e naturais para os homens, mas completamente estranhas, desconfortáveis e ineficazes para as mulheres.
Ele então criou o The Women in Negotiation (WIN) Summit. Sua CEO, Daniella Kahane, lista aqui dicas importantes de negociação vindas da organização de treinamento mais antiga do mundo nessa área, para que as mães que trabalham possam reduzir as trocas e negociar com confiança.
Reformule a maternidade
“Esta mudança representa um momento extraordinário na história, onde pela primeira vez, estamos denunciando uma falsa crença injusta de que as mulheres precisavam esconder suas responsabilidades pessoais porque isso as tornava menos dedicadas ou menos competentes em seu trabalho. Esse preconceito arraigado, que tem fortes padrões duplos para os homens, cuja confiança/simpatia e até promoções aumentam quando eles se tornam pais, está finalmente sendo questionado pelas mulheres e pela sociedade. Vai demorar um pouco para as empresas adotarem isso, mas estamos no caminho certo. Saiba que sua experiência/habilidade como pai é um ativo a ser elogiado, não um déficit a ser escondido. Sua experiência como pai é um campo de treinamento ininterrupto, 24 horas por dia, 7 dias por semana, no crescimento de suas habilidades de gerenciamento, resolução de conflitos, negociação e liderança, e você deve enquadrá-lo dessa maneira.”
Identifique seus não-negociáveis
“Ao mesmo tempo em que tudo é negociável, você terá coisas em sua vida que não quer negociar. Como mãe com filhos únicos em estágios únicos, você terá coisas que não são negociáveis , que provavelmente evoluirão à medida que seu papel como mãe evoluir. Por exemplo, você pode negociar sua agenda para atender às suas necessidades e criar a rotina diária de jantar e hora de dormir com seus filhos que você agora aprecia. Antes de uma negociação, identifique seus não negociáveis para mantê-los na frente e no centro. É fácil adicionar agendas pessoais ou ser prejudicada em uma conversa em que você sente que os riscos são altos.”
Conheça o seu valor
“Normalize e depois se livre da insegurança e da síndrome do impostor (todos nós, não importa o quão tradicionalmente bem-sucedidos, sentimos isso às vezes) e sente-se consigo mesmo para escrever uma declaração de valor. Que valor você traz para uma equipe? Quais são suas habilidades únicas? O que te faz bom no que você faz? Como as pessoas se sentem ao seu redor? Pense em você através dos olhos de sua melhor amiga, mãe ou irmã, e então escreva a peça. Construa-se. Você merece isso.”
Entenda como você pode beneficiar a outra parte
“Compartilhe uma visão que pode estimular alguém a ficar para trás – não apenas iluminando experiências passadas, mas também prevendo futuras. Sua paixão, seja um projeto que você deseja, uma posição (e o ‘porquê’ por trás da paixão) o diferenciará. ”
Vá preparada
“Muitas vezes, cedemos nosso poder inadvertidamente por não virmos preparados com as informações ou fatos de que precisamos. Para isso, incentivamos a todos a manterem um WIN Journal, onde você pode acompanhar suas realizações profissionais e comemorar as pequenas vitórias, não apenas as grandes. Também o ajudará a relembrar, recontar e rastrear o grande número de projetos que você gerenciou e realizou no trabalho, que podem ser difíceis de recuperar ao longo do tempo.”
Conecte-se com a solução
“Procure oportunidades para colocar sua contraparte na função de encontrar soluções em vez de atacá-los ou confrontá-los com um problema. Isso irá capacitá-los a querer ajudá-lo em vez de colocá-los na defensiva e criar uma solução ganha-ganha para ambas as partes. Seja seu cônjuge pegando mais folga em casa, seu chefe oferecendo trabalho de meio período em casa ou um aviso de não perturbe o horário entre 18h e 20h.”
Leia mais: Inscreva-se para a seleção da lista Under 30 2022