Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Mulher / “Mudar de país nos obriga a sair da inércia”, diz diretora da Nestlé

“Mudar de país nos obriga a sair da inércia”, diz diretora da Nestlé

No Minha Jornada, Rachel Muller conta que ter mudado de país e de carreira diversas vezes fez dela uma pessoa diferente e uma profissionais mais ágil

Fabiana Corrêa
24/11/2022 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Rachel Muller, diretora executiva de cafés e bebidas da Nestlé, aproveitou as mudanças de país para diversificar a carreira

Aos 28 anos, Rachel Muller conseguiu um emprego como estagiária em uma agência multinacional de publicidade em Bogotá. Formada em odontologia, ela já exercia a profissão no Brasil, mas deixou o país para acompanhar o marido e viu a mudança como uma oportunidade de recomeço. “Eu gostava de comunicação e queria uma profissão que me desse mais amplitude, queria ter colegas de trabalho, queria ter reuniões”, diz a executiva.

Em alguns meses, foi efetivada na área de atendimento ao cliente para atender, quem diria, a Nestlé. Vinte anos depois, Muller ocupa a diretoria executiva da área de cafés da empresa. “Tenho muita curiosidade sobre tudo e aqui sinto que tenho algo a aprender constantemente, pois cuidamos desde a escolha dos produtores até como o produto fica na gôndola do supermercado.”

Chegar a esse posto de liderança não foi linear. A curiosidade de Rachel a levou a morar em alguns países e a experimentar três carreiras diferentes antes de chegar à Nestlé, onde está há 13 anos. Na primeira mudança, para Bogotá, acompanhando o primeiro marido, aproveitou para fazer a transição de carreira que já imaginava antes de deixar o país e deixar de vez o consultório odontológico. “Ao chegar em um novo lugar, naturalmente você se questiona e é obrigado a se recriar, não há a inércia de continuar fazendo o que já se faz.”

Quando se separou, voltou para o Brasil e, enquanto planejava uma viagem para estudar artes plásticas em Paris, acabou indo para Porto Rico a convite do então namorado. Mudou o destino, mas fez o curso e abriu um negócio de decoração de baixo custo, até que a transferência do marido para o México mudou novamente o rumo de sua carreira e de sua vida. No novo país, assumiu um posto de gerência na agência McCann e, de lá, recebeu um convite para a gerência de marketing da Nestlé.

Apesar das mudanças terem seguido seus relacionamentos, Rachel não enxerga que foi para cada novo país por causa do amor. “Foi mais pela minha vontade de aprender coisas novas, de ver lugares novos, pessoas novas. Não olho a vida de forma linear, então essas sempre foram oportunidades pra mim”, diz. Planejar a carreira, por exemplo, nunca foi algo que fez parte de sua rotina profissional. “Existem tantas variáveis na vida que prefiro não colocar a energia em pensar meus próximos passos enquanto estou satisfeita com o que faço no momento.”

Foi no México também que nasceu sua filha, hoje com 10 anos, e que veio para o Brasil aos 7 meses, quando a mãe foi transferida para ocupar uma gerência executiva local. “Foi a época mais difícil pois meu marido ainda estava no México e eu não sabia que precisava pedir ajuda, dizer às pessoas o que estava acontecendo. Eu eperava que as pessoas soubessem naturalmente e hoje vejo que não funciona assim.”

Na empresa, Muller subiu para ocupar o posto atual e tem liderado projetos diversos, como o de polinização assistida da colheita ou o mais recente, que é a formação de baristas entre jovens sem recursos. Por meio da parceria com a startup Agrobee, abelhas são transferidas para a área do cafezal na Chapada Diamantina, e se encarregam de contribuem para grãos de melhor qualidade, além de produzir mel. O segundo projeto será lançado na próxima semana,  em conjunto com Senac e o G10 Favelas, o grupo que reúne líderes das maiores favelas brasileiras. “As pessoas acham que, por ser uma multinacional, trabalhamos apenas com grandes produtores, mas uma parte dos grãos são famílias que produzem e é muito rico participar desse processo.”

Turning point da carreira

“Sair do consultório de dentista e ir para o mundo dos negócios, algo que eu amo e que me desperta curiosidade. Gosto de trabalhar com equipe, de ter colegas de trabalho, de olhar a estratégia.”

Causas que abraço

“Eu me importo em acompanhar essa cadeia toda, lidar com os produtores, tocar nosso programa de sucessão familiar e ter impacto na vida dessas pessoas. A gente forma os jovens filhos dessas famílias para olhar o café como outra possibilidade, de inovação, e a desenvolver o negócio da família. Eu penso muito mais nisso do que no cargo que eu vou ter.”

Primeiro cargo de liderança

“Gerência de marketing quando entrei na Nestlé.”

 

Quinzenalmente a Forbes publica a coluna Minha Jornada retratando histórias de mulheres que trilharam vidas e carreiras de sucesso.

 

 

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • café
  • Carreira
  • Fabiana Corrêa
  • liderança feminina
  • Nestlé

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.