Bianca Gates é uma inspiração para quem sonha em abrir uma empresa. Com sua paixão pela moda e uma determinação inabalável para o sucesso, ela fundou a Birdies Footwear: uma marca de calçados que combina estilo, conforto e versatilidade.
A ideia surgiu quando morava em Nova York. Ela não usava sapatos em casa e quando recebia convidados até poderia estar usando uma roupa incrível, mas nos pés lá estava um par de meias.
“Eu adorava receber amigos e familiares. Nós fazíamos um esquenta no meu apartamento antes de sair e todos tinham que tirar os sapatos”, diz Gates. “E era um aborrecimento constante como, ‘oh, minhas meias têm buracos.’ Ou eles diziam, ‘eu estou usando essas meias sujas de ginástica.’ Mas, para mim, soava como, ‘Ah… devo abrir uma empresa e resolver esse problema’. Pensava: ‘deve haver uma solução melhor para isso.’”
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Gates visitou dezenas de lojas, procurando um chinelo que parecesse estiloso, mas não encontrou nada parecido nas prateleiras. Então, teve uma ótima ideia, mas na época era preciso ganhar a vida. O sonho de fazer um chinelo estiloso teria que esperar.
Gates sempre sonhou em se tornar uma mulher de negócios de sucesso e conseguiu. Ela construiu uma carreira na televisão, antes de se mudar para São Francisco para trabalhar no Facebook. Mas enquanto estava lá, não conseguia parar de pensar na ideia sobre o calçado. Foi dessa obsessão que nasceu uma parceria com Marisa Sharkey, com cada uma investindo US$ 50 mil (cerca de R$ 250 mil) do próprio bolso para fazer chinelos elegantes.
Começaram a trabalhar a ideia, empreendendo com coração e alma em cada aspecto do processo de design. Elas passaram meses pesquisando materiais, experimentando diferentes designs e testando protótipos. Finalmente, após incontáveis horas de um árduo trabalho, criaram o que consideram o sapato perfeito.
Chamava-se Birdies e era diferente de tudo que já tinham visto antes. Era um sapato tipo chinelo pensado para ser usado dentro e fora de casa. Os sapatos foram confeccionados com materiais macios e luxuosos e apresentavam um sistema de amortecimento exclusivo que proporcionava um grande conforto aos pés.
“Tínhamos 1.800 unidades na garagem de Marisa e ela disse: ‘temos que tirar isso daqui rapidamente’”, lembra Gates. “Então, concordamos em postar em nossas páginas pessoais do Facebook que estávamos lançando este negócio, chamado BirdiesSlippers.com. Ligamos para os nossos amigos e dissemos: ‘você estaria aberto para apresentar um trunk show à sua rede de amigos? Convide 30 deles em sua casa e nós pagamos as bebidas e alguns aperitivos.’ E fizemos isso por meses. Todas as noites, depois do trabalho, íamos à casa de um amigo diferente.”
Em um desses eventos, conheceram um repórter que contou toda essa história em uma página inteira no The San Francisco Chronicle. A reportagem criou um grande burburinho em torno da marca e a primeira tiragem dos calçados se esgotou rapidamente.
O próximo grande impulso foi algo que Gates não tinha como prever. Mas aconteceu. Certa vez, ainda no Facebook e durante uma reunião na Old Navy, alguém da equipe se referiu a Jenny como uma potencial usuária dos calçados. Gates lembra que eles perguntaram: “É isso que Jenny usaria?” Ou: “Jenny gostaria desta paleta de cores?”
Jenny era um avatar no Facebook e era a cliente ideal. Isso inspirou Gates a criar seu próprio avatar, que recebeu o nome de Birdie.
“Pensamos a partir daí: ‘ok, se houvesse uma celebridade que imitasse essa persona, quem ela seria?’ Então encontramos Megan Markel. Ela não era uma celebridade global, mas era nossa Birdie. Ela é como um passarinho. Daí que enviamos um par de sapatos a ela, que começou a usá-los por volta de 2016.
Markel tinha por volta de um milhão de seguidores no Instagram. Ela até nos marcava de vez em quando. Então, em 2017, em uma aparição em Londres, Markel estava calçando nossos sapatos, num tempo em que já se especulava sobre um possível namoro com o príncipe Harry. O resto é história”, diz Gates.
Hoje, a Birdies é uma empresa próspera, que emprega dezenas de pessoas e tem uma clientela fiel. Os sapatos são vendidos em lojas em todo os Estados Unidos e a marca continua inovando e ultrapassando fronteiras. Gates permanece no comando da empresa, guiando-a com sua mistura única de criatividade, paixão e perspicácia nos negócios.
A Birdies é mais do que uma marca de calçado. É uma comunidade de mulheres que compartilham uma paixão por moda, conforto e empoderamento feminino. Gates priorizou a criação de uma cultura de inclusão e apoio, onde mulheres de todas as origens e tamanhos se sentem bem-vindas e valorizadas.
Birdies também está empenhada em retribuir à comunidade. A empresa fez parceria com várias organizações de caridade, incluindo: Dress for Success e The Trevor Project, para apoiar mulheres e jovens LGBTQ+ carentes.
Bianca Gates é a prova de que com muito trabalho, determinação e um pouco de criatividade, é possível que os sonhos se realizem. Ela pegou sua paixão pela moda e a transformou em um negócio próspero que está mudando o jogo na indústria de calçados.
* Tom Ward é colaborador da Forbes EUA e comanda o podcast The Tom Ward Show, entrevistando celebridades e especialistas sobre negócios e suas vivências. (tradução: V.Ondei)