Natasha de Caiado Castro reúne 350 mulheres em um grupo de WhatsApp, entre elas Patricia Muratori, head do YouTube no Brasil, Monica de Carvalho, diretora de negócios no Google, e a jornalista Christiane Pelajo. Criado em 2022, o grupo Uma Sobe e Puxa a Outra é formado por altas executivas, empreendedoras, cientistas, jornalistas e celebridades, e também promove eventos presenciais, seminários e aulas online. “Nosso grupo começou com algumas executivas conhecidas que queriam criar uma rede de sororidade”, diz Natasha, criadora do grupo e fundadora da Wish, empresa de eventos internacionais.
O grupo cresceu e hoje mais de duas mil mulheres estão na lista de espera para participar. Natasha conta a história da criação e evolução do Uma Sobe e Puxa a Outra no livro homônimo, que tem mais de 100 outras mulheres membros do grupo como autoras narrando suas trajetórias de vida e carreira, e lança seu segundo volume nesta quarta-feira (17). O objetivo, segundo a fundadora, é “ampliar, por meio do livro, as vozes dessas líderes para que elas possam ampliar as de milhares de outras”.
“Nosso objetivo é fortalecer essas líderes em todas as dimensões que elas se fragilizaram para que possam puxar as milhares de pessoas que têm potencial de puxar.
Leia também:
- As mulheres à frente dos grupos de networking mais poderosos do país
- 11 executivas falam sobre o que aprenderam ao conciliar carreira e maternidade
Esse é também o propósito do grupo, como o próprio nome diz. “O networking é uma consequência, não a finalidade. Queremos trabalhar para incentivar as mulheres a crescer na carreira e na vida, queremos ampliar as oportunidades”, diz Natasha. O grupo atua como uma rede para impulsionar mulheres de diferentes áreas de atuação a ocupar mais espaços no mercado e nas empresas, seja por meio de trilhas de educação, eventos de troca de experiências ou apoio à participação em prêmios e indicações.
No livro, autoras como Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Manzar Feres, executiva do Grupo Globo, a atriz Maria Gal e Bruna Infurna, head do Linkedin, relatam passagens de superação de assédios, doenças, preconceitos, etarismo, contam como fundaram organizações e dão dicas de como puxar e serem puxadas. “As mulheres precisam de um empurrão para combater a síndrome da impostora que todas conhecemos. A gente se reúne para dar esse apoio”, diz Natasha.
O lançamento do volume 2 e a sessão de autógrafos da obra acontece nesta quarta-feira (17), na Artefacto Beach & Country (Av. Brasil, 1.823, Jardim América), em São Paulo, a partir das 19h.